A Matemática de Deus

Jesus e a Lei

 Na infância, sempre ouvi falar de Deus, com uma grande balança na mão, pesando os bons e maus atos que eu cometia. Mas, estudando a Bíblia, comecei a perceber que a matemática de Deus é diferente. Na matemática Divina, o sangue de Cristo sempre zera minhas dívidas – tudo muda de figura.

No último capítulo, descobrimos que Jesus não desprezou a Lei, pois ela faz parte da vida dos que se convertem. Ele mesmo disse: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir”. Mateus 5:17. Jesus apenas mostrou aos homens o lugar que a Lei ocupa: o coração (João 14:15). E, ao obedecê-la, Ele mostrou como ela deve ser cumprida. Abolir os Dez Mandamentos seria permitir que as pessoas matem, roubem, adulterem e façam tudo mais que a Lei proíbe. Jesus jamais permitiria isso!

A maioria dos cristãos não admite transgredir nove dos dez mandamentos da Lei de Deus. Todavia, o Decálogo não é formado por nove mandamentos e sim, dez. O mandamento que a maior parte das denominações cristãs não aceita é o quarto, que ordena a guarda do Sábado.

Mas, se Jesus não aboliu a Lei, então, nos restam algumas perguntas:

  • O que fazer com o Sábado?
  • Ele ainda deve ser guardado?
  • Para quê?
  • Deus não aceitaria que eu guardasse apenas os outros nove mandamentos?

 

24 Horas com Deus

 

            Tudo o que Deus faz tem propósitos definidos. No princípio, Ele criou os elementos, o meio ambiente e as condições de vida, de forma ordenada. Cada detalhe da Criação tinha um papel definido. Então, “criou Deus o homem à sua imagem”. Gênesis 1:27. Deus formou o homem e a mulher. Imagine quantas coisas Adão e Eva tinham para perguntar ao Criador. Quanto tempo será que Deus dedicava aos dois? Diariamente, quando o Sol se escondia, o Criador se encontrava com Seus filhos (Gênesis 3:8).

            Entretanto, Deus queria mais! E, por isso, planejou passar um tempo especial com o ser humano (Gênesis 2:2; Êxodo 31:13; Ezequiel 20:12, 20).

 Seu desejo era gastar TEMPO com o primeiro casal PORQUE O TEMPO É A ESSÊNCIA DA VIDA. NA VERDADE, O TEMPO É A PRÓPRIA VIDA.          

            Quer dizer ao seu filho de 4 anos que você o ama? Então dedique tempo a ele. Ao invés de apenas dizer: “Eu te amo!”, prove que o ama jogando bola e brincando de carrinho com ele. Quer dizer a sua esposa que você a ama? Dedique tempo a ela, só vocês dois. Não dá para entender uma declaração de amor de alguém que passa tanto tempo fora de casa a ponto de se tornar um hóspede.

            O Criador escolheu dedicar a coisa mais importante do mundo a nós, Seus filhos: Seu TEMPO. Para Deus, o Sábado não é um dia como os outros, mas um tempo especial para passar com Seus filhos. Ele sabia que o homem se esqueceria do Sábado. Por isso, o quarto mandamento, o mais esquecido, é também o único que começa com o apelo: “LEMBRA-TE do dia de sábado, para santificá-lo.” Êxodo 20:8 (Grifo acrescentado).

 Seria apenas esquecimento? 

Não. Existem alguns fatores que contribuem para que o quarto mandamento não seja guardado: a mudança do sábado para o domingo e a interpretação equivocada de alguns textos.  

 

            Sobre a troca do dia de guarda, o profeta Daniel afirmou que um poder político e religioso mudaria a Lei de Deus: “… cuidará em mudar os tempos e a lei…” Daniel 7:25 – RA. Tal alteração se confirmou com as decisões romanas tomadas ao longo da história. Nas palavras de Johann Eck, um dos líderes da Igreja no século 16, “a igreja mudou o sábado para o domingo por sua própria autoridade, e para isso… não existe Escritura.”[1] Se você comparar o Catecismo com os Dez Mandamentos em Êxodo 20:1-17, verá que o segundo mandamento foi tirado. O quarto, que ordena a observância do Sábado, foi trocado por “guardar domingos e festas”. E, para suprir a falta do segundo mandamento, o Catecismo dividiu o décimo em dois.

Em relação aos textos mal interpretados, dois são os mais usados:

 

  • Efésios 2:15 – RA: “Aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças…” Neste texto, a lei chamada de “ordenanças” são as leis cerimoniais (páscoa, circuncisão, sacrifícios de animais, etc.), usadas por Deus para ensinar aos israelitas a gravidade do pecado e mostrar-lhes a necessidade de um Salvador. Leia Romanos 3:31 e veja que o mesmo escritor de Efésios disse que a Lei moral não é abolida pela fé.

 

  • Colossenses 2:14 e 16: “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava DE ORDENANÇAS… removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz… Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou SÁBADOS.” “Sábado” significa “descanso”. Nos sete feriados religiosos anuais (Páscoa, Expiação, Tabernáculos, etc.), as pessoas descansavam e, por isso, tais dias também eram chamados “sábados”, mesmo caindo em diferentes dias da semana. 

 

Com a morte de Cristo, esses feriados que apontavam para o Seu sacrifício na cruz perderam a razão. Entretanto, para o próprio apóstolo Paulo, o SÁBADO SEMANAL permanece como um memorial do Criador (Atos 16:13; 17:2; 18:3, 4, 11).

 

A Digital do Criador

 

Deus é organizado e perfeito. Sabendo que o ser humano estudaria a natureza, Ele escolheu o número 7 como símbolo da Sua perfeição e o deixou registrado na natureza, como evidências de que o sétimo dia da semana é Sua assinatura, Sua impressão digital deixada na Criação para que pudéssemos lembrar dEle “para sempre” (Gênesis 2:1-3; Êxodo 31:17 – RA).

Conheça agora algumas curiosidades da presença do número 7 na Criação:

  • Ao criar a matéria, Deus usou uma espécie de “tijolinho” chamado átomo.Você sabia que a estrutura do átomo é formada por 7 camadas energéticas: k, l, m, n, o, p, q?
  • Mas o Universo não é feito só de átomos, pois se assim fosse, tudo seria apenas escuridão. Como solução para isso, Deus criou a luz, dando ao mundo claridade, calor e cores, tudo perfeito. Você sabia que a luz criada por Deus no primeiro dia (Gênesis 1:3) é formada por 7 cores monocromáticas?
  • Você sabia que, enquanto Deus, com Sua melodiosa voz, criava o mundo, os anjos cantavam (Jó 38:4 e 7)? Detalhe: a escala musical é baseada em 7 notas!

Se Deus abolisse a observância do sétimo dia Ele estaria se contradizendo, pois destruiria o lembrete do Seu poder criador, Sua IMPRESSÃO DIGITAL (Êxodo 20:8-11 – comparar com Apocalipse 14:7).

 

           

 

Você pode estar pensando: “A Lei é bastante lógica. Mas, e guardar o Sábado? Isso não faz sentido, pois as coisas mudaram. Estamos no século 21!”

Entretanto, a Bíblia afirma que a matemática de Deus é diferente da matemática humana: “Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.” Tiago 2:10. 

      Isso significa que:

  • Enquanto na matemática humana, 10-1=9;
  • Na matemática divina, 10-1=0!

Deus já sabia que a humanidade se esqueceria dEle como Criador e que Darwin apareceria tentando destruir as marcas da Sua criação. Por isso, Ele deixou na natureza evidências da Sua existência (Romanos 1:18-23). Podemos encontrar, por todos os lados, a impressão digital do Criador: o número 7, o Sábado, o sétimo dia.

Embora homens tenham mudado o dia de guarda do sábado para o domingo, Deus adverte severamente os que mudarem a Bíblia: “E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará delas as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa.”Apocalipse 22:19.

Ao concluirmos, podemos dizer que o fato de guardar o Sábado não salvará ninguém, porque pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2:8. A SALVAÇÃO foi e sempre será pela GRAÇA, mediante a FÉ. Entretanto, as obras são o resultado de termos sido salvos (Efésios 2:10) e, por isso, o Deus da graça quer ser adorado no dia especial que Ele determinou.

Se alguém pensa que é ultrapassado guardar o sábado em pleno século 21, saiba que nunca foi tão atual, nem tão necessário lembrar que Deus é o Criador. Deus tem um convite muito especial ao homem pós-moderno: “…temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas”  Apocalipse 14:7.

Deus não só espera que guardemos o Sábado hoje, mas anuncia que aqueles que o fazem, continuarão pela eternidade: “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:23 – ARA.

 

 

 

 


[1] John Eck, Enchiridion of Commonplaces of John Eck Against Luther and Other Enemies of the Church, trad. F. L. Battles, 2a. ed. (Grand Rapids, Michigan: Calvin Theological Seminary, 1978), 8v, pág. 13.

Comente


  1. Meton Amorim

    Tanbem lhes dei os meus Sabados,para que servissem de sinal entre mim e les;para que soubessem que EU sou o senhor que os santifica.Ezequiel 20:12



  2. F. Andrade

    O Sábado é o sinal de Deus para os homens.
    Doenças, guerras, violência urbana, fome, falsos profetas.
    Tudo isso tem assolado a humanidade.
    O homen tem se esquecido de Deus e Ele nos chama semanalmente.
    Quando leio o quarto mandamento, entendo que não adianta fazer tudo certo e não lembrar que foi Deus que criou o universo e que é Ele que nos proteje oferecendo esta fonte de renovação que é o Sábado.



  3. Walans de Souza

    Ola Eliana,

    fico feliz pelo seu despertar de interesse e portanto me coloco a sua disposição para conversarmos qualquer assunto biblico inclusive o sabado….
    Um grande abraço…



  4. Eliana Gonçalves

    Sou de outra igreja entretanto tenho uma amiga da mesma igreja em que congrego e qual não foi a minha surprêsa qdo a mesma me falou À respeito desta tão tumultuada questão(ou seja o sabado) entretanto ao termino de lêr suas considerações fiquei encantada e infelizmente não tenho como acompanha-los através da Net e só tenho tv parabólica e pergunto se é tão importante e sei que o é porque não falara nas televisões abertas o mundo tem que saber senão todos irão para o inferno inclusive os que pensame estar fazendo o que é certo, gostaria de estar recebendo mais sobre os seus estudos tenho fome e sede de saber e também de agradar mais e mais ao meu Deus o Senhor Todo POderoso e agradeço desde jáe também gostaria de saber o numero e prefixo de sua rádio para poder ouvi-los e aprender mais, informe ok! A paz à todos e obrigada.



  5. Roselinda

    Não temos como fugir da guarda do sábado.
    Exodo cap 20 e o verso 8 diz:
    Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
    Seis dias trabalharas e farás toda tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho,nem a tua filha, nem o teu servo,nem a tua serva,nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para demntro;
    porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e ao sétimo dia ,descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
    Logo o sábado é um dia de descanso
    o sábado é um dia abençoado
    e um dia santo.
    Eu entendo que dia descansou
    porque nos precisamos descansar espiritualmente.
    de segunda a sexta a correria do dia a dia.
    quase não temos tempo para nada.
    e Deus na sua sabedoria infinita nos deu o sábado para estamos na igreja louvando e engrandecemos o nome de Deus.
    um dia especial para nos deleitar o dia todo em CRISTO JESUS.
    Porque Deus sabe que o homem ia ter descupar para não ir casa de Deus.
    Porque a humanidade sempre tem descupa para tudo.
    A eu não vou a igreja na semana porque trabalho e chego muito cansado.
    Então Deus nos deu o sábado.
    o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    Hebreus cap. 4: e versos 1 a 11
    a ENTRADA NO DESCANSO DE DEUS PELA FÉ
    Temamos, portanto, que sendo-nos deixada a promessa de entar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
    Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé,, como estava naqueles que a ouviram.
    Nos porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito:
    Assim jurei, na minha irá:
    Não entrarão no meu descanso.
    Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde da fundação do mundo.
    Porque, em certo lugar, assim no tocante ao sétimo dia:
    E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
    E novamente, no mesmo lugar:
    Não entrarão no meu descanso.
    Visto, portanto, que resta entrarem alguns e que por causa da desobediencia , não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas.
    portanto resta um repouso para o povo de Deus.
    Porque aquele que entrou no descanso de Deus,também ele mesmo de scansou de suas obras, como Deus das suas.
    Esforcemo-nos , pois por entar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.
    Apocalipse 12: 17
    Irou-se o dragão contra a mulher que siguinificar igreja e foi pelejar com os restantes da sua descendencia, os que gurdam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus;



  6. Natália Vieira Silvestre

    meditar sobre o sábado é sentir-me sentadainha ao lado de Jesus… e ouvi-Lo falar das coisas lindas que Ele fez… é um doce gota de mel… é a alegria plena… e, enfim, a antecâmara da eternidade orque ainda cá estamos… aguardando a volta do nosso quewrido Mestre. Então o sábado será o PLENO!!!



  7. sane ferli

    Bom quando Jesus curava no sábado ele estava fazendo o bem “é licito fazer o bem aos sábados” mas a questão é que Jesus curuva no sábado para mostrar para os judeos a verdadeira essencia de se guardar este dia santo, pois o judeos perderam de vista a verdadeira intenção do sábado pois esse dia não deve ser visto como um dia cheios de proibição ele deve ser visto como uma benção ele tem que ser deleitoso!!!
    E os judeos perderam isso de vista então Jesus curuva no sábado para mostrar a real intenção do sábado!!



  8. Fernando Souza

    Querido Luiz Helder,
    ontem tive o prazer de escutar um testemunho lindo de um irmão que acabara de se batizar na igreja. Ele sempre trabalhou no Sábado e a empresa (de onibus) não libera ninguem neste dia. Então ele pediu ao seu superior e o mesmo disse que assim q ele se batizasse,o tal superior o liberava. Este irmão se batizou, mas o superior não o liberou. Então este novo converso fez prova do Nosso Senhor, ele disse em suas orações: “Senhor ,eu não vou mais pedir pro meu chefe o Sábado. Se o Sr.quiser que eu fique nesta Igreja, por favor faça que o chefe venha até mim e me libere!!!!”
    Que prova mais dura o irmão colocou perante Deus. Mas veja, aconteceu q o chefe viajou e na sua volta a 1ª pessoa a procurar foi este novo irmão e advinha p/ quê. Isso mesmo,o chefe liberou o Sábado.
    Agora veja meu caro Luiz, quem é o dono do mundo, dos exercitos, do ouro e da prata? O nosso Sr. vc acha q ele desamparará os seus filhos obedientes? De manheira nenhuma. Ele diz: venham a mim os q estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Quer promessa mais linda que essa?



  9. Deyverson

    Caro Luiz Helder, o fato de Jesus ter curado no sábado não anula de maneira nenhuma a observância do sábado. Ele diz em Marcos 2:27 e 28: “[...]O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.”
    E Jesus disse também em Mateus 5:17 e 18: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” E Ele também diz em João 14:15: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” Agora, depois de tudo isso, você não acha que dos sete dias que Ele nos deu, Ele não merece um dia, o Sábado, para prestarmos nossa adoração a Ele? Pense nisso.



  10. Gerson

    Luiz Helder,o domingo não pode ser o primeiro dia da semana pois quando se diz segunda esta se referindo a segundo,terça a terceiro e ai por diante e Exodo 20 diz que:As o setimo dia é o sabado…
    Com respeito a convencer empresas sobre a pratica de uma fé ,é não ter fé nenhuma por que a palavra de Deus disse : O sSenhor é o meu pastor e nada me faltará,e mais importa obedecer a Deus do que aos homens,e confia no Senhor de todo o seu coração e não te estribes pelo seu proprio entendimento considera-o em todos s sesus caminhos e ele endireitara as tuas veredas.



  11. Luis Helder

    Bem, Li que o significado para a palavra “sabbaton” é Dia do descanso. E até onde pude perceber as traduções substituiram por “sábado” o que trazendo para o nosso calendário onde o domingo é o primeiro dia da semana tornando assim o sábado como o sétimo dia, ou seja, o dia do descanso do Senhor. Procede?
    Quanto as mudanças apresentadas no catecismo, concordo quando se diz que foram feitas mudanças e que se assim fizeram foi por algum interesse que não me permito comentar.
    Quanto a tirarmos um dia de descanso para adorar ao Senhor estou plenamente de acordo, mas convenhamos que no mundo em que vivemos e que temos que trabalhar para nosso sustento, ficaria muito mais difícil convencer a empresa contratante que não podemos trabalhar no sábado, assim sendo perderiamos muitas oportunidades de trabalho. E quanto a Jesus que curou no dia de sábado, com sua atitude Ele não nos daria essa liberdade de trabalhar seis dias e no sétimo dedicarmos a adoração ao Senhor?