Compreendendo as Leis de Abandono em Illinois: Uma Perspectiva Bíblica
As leis de abandono reconhecem que a negligência de um cuidador inadequado em relação a seus dependentes às vezes impõe um ônus maior à comunidade do que a qualquer outra pessoa. Esta é uma das razões pelas quais as leis de abandono em Illinois podem levar à acusação. Mas a Bíblia e outros ensinamentos baseados na fé enfatizam a importância de honrar a família e os necessitados. Embora a maioria dos cristãos não considere isso tão relevante hoje, versículos bíblicos sugerem que Deus se importa com os indivíduos ao tornar a ajuda disponível através da comunidade. Portanto, qualquer conflito percebido entre o vizinho que não empresta $20 a uma pessoa e o funcionário empregado pelo estado no departamento local de serviços para crianças e famílias não é relevante para o abandono como é definido na lei de Illinois.
Por exemplo, Deuteronômio 15:11 afirma: “Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno que você seja generoso com seus compatriotas israelitas que são pobres e necessitados em sua terra.” As leis de abandono em Illinois foram criadas em parte para cumprir este mandamento. Sua falha em cuidar de seu filho, cônjuge, irmão ou pai pode fazer com que alguém reporte suas ações à polícia. Mesmo que você não tenha dito nada sobre não querer mais seu filho, cônjuge, irmão ou pai com você, suas ações levarão outros a presumir que você não se importa. Como sua prova de que você se importa é sua provisão de abrigo, comida, roupas e cuidados médicos, e você não está fornecendo essas coisas, o estado concluirá que é do melhor interesse de seu dependente intervir e fornecer ajuda. As leis de abandono em Illinois permitem que o estado o prenda e leve o dependente de você. Mesmo que seu filho ou cônjuge desaparecido tenha retornado recentemente para casa, você ainda pode ter que enfrentar uma punição que pode incluir tempo de prisão.
Todas as unidades familiares, incluindo aquelas em que os relacionamentos estavam anteriormente tensos, requerem um grau ou outro de cuidado. Se você esteve desempregado e não consegue alimentar, abrigar ou vestir seu cônjuge, filho, irmão ou pai sem assistência, a única maneira de evitar a prisão pode ser buscar ajuda em outro lugar. Como os fundos são limitados, solicitar ao tribunal em sua área ajuda para cuidar de seu dependente pode ajudá-lo a longo prazo. Mesmo que você tenha feito o seu melhor para fazer seu dependente se sentir amado, a realidade das rigorosas leis de abandono em Illinois é que o estado pode separá-lo de seu dependente por sua falha em “fazer” em vez de “ser” neste momento particular.
Se seu coração está no caminho certo, o resultado infeliz das rigorosas leis de abandono é que a família pode ser separada a princípio, mas pode eventualmente se reunir através das forças da lei e da espiritualidade. Você terá mais esperança de se reunir com seu dependente se já tiver demonstrado responsabilidade e cuidado em outras áreas de sua vida. Sob essa perspectiva, nem a lei nem a espiritualidade baseada na fé são meramente regras para nos manter na linha, mas sim uma motivação interna para fazer o bem devido ao nosso desejo de honrar nossos pais e uns aos outros.
Para mais informações sobre a lei da família e suas implicações, você pode visitar Child Welfare Information Gateway.