O Sábado e o Cuidado de Idosos: Navegando Responsabilidades Espirituais e Legais

A maioria de nós cresceu observando o dia de descanso do Sabbath. Como adultos, ao nos aproximarmos de nossos anos mais avançados, agora que somos os principais cuidadores de membros idosos da família, o guia diário do Sabbath para descanso e renovação pode fornecer insights para nossas decisões desafiadoras.

Enquanto a jurisprudência, estatutos e regulamentos bombardeiam o leitor com inúmeros fatos e argumentos de ambos os lados do acordo de risco negociado, nada é mais convincente do que os valores compartilhados por uma família. Competência, capacidade, racionalidade e confiança são preocupações para os entes queridos à medida que se tornam responsáveis pelo cuidado de membros idosos da família. A maioria de nós está familiarizada com o propósito e os usos do acordo de risco negociado. O principal objetivo é exigir uma discussão familiar sobre os riscos envolvidos em uma decisão específica sobre o cuidado do idoso. O acordo identifica um risco que coloca o idoso em risco severo ou significativo de dano e com pleno conhecimento…

está disposta a aceitar o referido risco por meio de discussão e acordo por escrito. (Um artigo muito relevante que define o acordo de risco negociado em detalhes pode ser encontrado em: Entendendo Acordos de Risco Negociado em Cuidados com Idosos)

Estes artigos devem ser usados em combinação. É um excelente recurso para entender os aspectos legais do acordo de risco negociado. Nós o vincularemos na bibliografia como “Tomada de Decisão Familiar: Entendendo Acordos de Risco Negociado em Cuidados com Idosos” por Michael J. Sade. Este artigo lhe dará uma compreensão legal completa do acordo de risco negociado. Use este artigo, com as planilhas encontradas em “A Solução do Sabbath”, e você terá uma compreensão bem-rounded do acordo de risco negociado.

A importância do fato de que este é um acordo de risco “negociado” não pode ser exagerada. A chave para o poder deste acordo está embutida no nome: “negociado”. Isso implica que a família discutiu as questões envolvidas e as preocupações que todos têm. A pessoa idosa deve ter estado envolvida na discussão. Os membros da família devem estar dispostos a assumir a responsabilidade financeira pelas escolhas que fazem. A força completa e total da decisão é baseada no fato de que a família trabalhou voluntariamente para resolver o problema juntos e concordou com o curso de ação. O curso de ação acordado deve ser documentado. Esta documentação é crítica.

À medida que olhamos para alguns exemplos práticos de negociação de risco, podemos ver como situações cotidianas podem se tornar negociações. A maioria dessas situações envolve uma discussão familiar. (Note a palavra família e não individual.) É importante lembrar que esses serão momentos de tensões e conflitos. Muitas vezes, as pessoas discordarão umas das outras e os fatos serão mal relatados. Pode haver diferentes metas pessoais ou visões sobre a vida. Ou haverá um componente emocional na situação que adiciona um nível de motivação além da lógica. Podemos concordar que há muitas razões para a falta de comunicação nas famílias e até mesmo alguma desconfiança de motivos. Mas isso não é um fator negativo quando você vê o processo de negociação nesses exemplos. A falta de comunicação é o conflito, à medida que cada um dos membros da família trabalha individualmente para encontrar uma solução. Muitas vezes, pode ser o fator que ajuda a impulsionar uma boa solução, porque o silêncio alimentará o medo. A família pode se reunir, se educar e ouvir uns aos outros antes que a ação seja tomada. Isso é importante.

Vemos a importância da renovação semanal através da observância do dia de Sabbath. Há muita sabedoria em reservar um dia por semana para renovação. Há uma razão pela qual as sextas-feiras são conhecidas como “Sextas-feiras Apressadas.” O Shabbat começa quatro horas antes do pôr do sol. Um dia por semana, guardamos o trabalho e a pressa. Tentamos eliminar os conflitos, os movimentos apressados e permitir tempo para descanso e renovação. Sem um Sabbath para nos renovar, ficamos facilmente estressados e sobrecarregados com emoções. Temos pontos de ruptura e temperamentos rápidos. Brigamos por pequenas coisas, nos voltamos uns contra os outros e, às vezes, podemos ceder a pensamentos e ações prejudiciais. O poder da negociação está em sua capacidade de desbloquear esse fator de estresse. O processo de negociação real é um processo de reconstrução e recuperação. Este é o valor e o poder do acordo de risco negociado.

Para mais informações sobre os aspectos legais do cuidado de idosos, você pode visitar este recurso do Instituto Nacional sobre Envelhecimento.