Navegando nas Leis de Pagamento de Contratantes da Califórnia: Uma Perspectiva Bíblica

Compreendendo Práticas Justas de Trabalho Através dos Ensinamentos Bíblicos

Nas escrituras bíblicas, o princípio de práticas e pagamentos justos de trabalho não está tanto escrito na lei, mas é sim entrelaçado fluidamente ao longo de diferentes histórias e ensinamentos. A partir desses textos, o pagamento (ou a falta dele) é referido em termos de justiça, equidade e valores comunitários. Vamos explorar rapidamente como os princípios por trás das leis de pagamento de contratantes da Califórnia têm suas raízes nos ensinamentos bíblicos.

Leis Trabalhistas e Justiça

Há muitos versículos no Bom Livro que falam sobre a ideia de pagamento justo pelo trabalho. Vemos isso tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Embora o pagamento justo não seja tecnicamente uma lei que precisava ser seguida (havia outras leis que lidavam com o trabalho de qualquer forma), era esperado de todas as pessoas – até mesmo de proprietários de escravos e comerciantes. Os míopes e não crentes certamente não seriam menosprezados por pagar livremente a seus trabalhadores ou servos menos do que o devido, pois pensavam que estavam acima de qualquer reprovação. Pelo contrário, aqueles que tinham fé em Deus e eram líderes da terra (seja imperador, rei ou profeta) eram esperados a aderir a princípios morais em todos os assuntos, incluindo práticas comerciais. Todos os outros adversários menores e personagens rebeldes eram desaprovados.

A Recompensa

Em Deuteronômio 24:14-15 (NIV), as coisas boas acontecem àqueles que seguem as leis sobre o tratamento justo dos empobrecidos. Diz: “Não explore um trabalhador contratado que é pobre e necessitado, seja esse trabalhador um compatriota israelita ou um estrangeiro residente em uma de suas cidades. Pague-lhes seus salários a cada dia antes do pôr do sol, porque são pobres e estão contando com isso. Caso contrário, eles podem clamar ao Senhor contra você, e você será culpado de pecado.” Esses versículos têm sido usados como base para as leis modernas que cercam os pagamentos de contratantes da Califórnia e pagamentos em geral, principalmente no que diz respeito ao pagamento por trabalho que deve ser feito de forma pontual. Quando os trabalhadores recebem pagamento em dia, uma série de bons resultados acontece. Não apenas os trabalhadores têm o dinheiro quando mais precisam, mas toda a comunidade se beneficia dos efeitos colaterais associados. Quando você anda por aí sem pagar seus trabalhadores em dia, sua equipe sofre as consequências e muitas vezes reclama para outros sobre suas más práticas. Espalhar uma má reputação sobre seu negócio, seja verdade ou não, é um pecado. Más reputações nunca podem ser desfeitas. Elas são como tatuagens. Usá-las nem sempre é bom.

Mais sobre A Recompensa

Assim como nos dias antigos, pagamentos injustos e fora do prazo puxam as cordas do coração espiritual dos trabalhadores, mesmo hoje. Tanto que isso pode fazê-los resmungar e reclamar. Como isso afeta sua ética de trabalho e qualidade não é dúvida. Através desses versículos há um senso de administração que se acredita carregar consigo os mesmos princípios de antigamente. É um senso de responsabilidade e cuidado pelas pessoas que você contrata, bem como pelo trabalho que você se compromete a completar. É uma atitude de qualidade que busca excelência em tudo que fazemos. A maioria dos cristãos hoje considera o trabalho uma bênção e não guarda ressentimentos contra nenhum empregador. Em vez disso, trabalham duro fazendo com que cada dia reflita seus valores divinos. Só posso imaginar que esse padrão de pensamento e ação é fortalecido pelas escrituras. Ainda assim, quando parece que a demanda e a pressão são colocadas sobre eles para apressar, eles fazem sem reclamar (embora secretamente saibam que há um fator subjacente à pressão – ganância). Dito isso, assim como no Antigo Testamento, é provável que eles também clamem sobre seus salários e as condições de seus locais de trabalho. Eles também conhecem os requisitos de práticas de trabalho saudáveis. E eles também, facilmente se afastarão de uma empresa que os trata mal.

Encontrando Significado Espiritual

Deve-se também notar que as escrituras não apenas alertam sobre culpa ou pecado provenientes de práticas de trabalho injustas, mas também deixam claro que bênçãos e favor vêm àqueles que tratam seus trabalhadores de forma justa e equitativa. Adventistas do Sétimo Dia citam isso como uma razão bíblica pela qual a sexta-feira de pagamento deve ser o sábado e por que o sábado deve ser o dia oficial de oração e descanso. Na verdade, eles mudaram a redação do mandamento que afirma que, de acordo com a lei sabática, todos os trabalhadores devem descansar no sétimo dia. Jesus também trabalhou essa questão em Mateus 12:9-13. Alturas do comportamento legalista mais elevado são, portanto, atingidas quando pressionamos essas questões de pagamento apenas para torná-las um item de moralidade justa para ferir um irmão ou irmã trabalhador que está tentando levar comida para sua casa. É bastante sombrio quando você pensa nisso dessa forma.

Recursos Adicionais

Para mais informações sobre leis de pagamento pontual de contratantes na Califórnia, visite leis de pagamento de contratantes da Califórnia.