5 – Deus apresenta recomendações sobre o sábado
1. Neemias deu razão ao povo por não estar guardando o sábado?
Neemias 13:15
“Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam trigo que carregavam sobre jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda sorte de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles por venderem mantimentos neste dia.”
Comentário – o povo de Deus havia passado pela dura experiência do cativeiro e tinham abandonado a guarda do sábado. Quando Neemias viu a condição do povo e como ele desrespeitava a Lei de Deus, protestou contra suas práticas e trabalhou para que o povo voltasse para o caminho correto. Não há desculpas para a desobediência.
2.Que preocupação Deus colocou no coração de Daniel?
Daniel 7:25
“Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.”
Daniel 8:12
“O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.”
Comentário – quando Daniel começou a ver o que aconteceria com a Lei de Deus, ele ficou angustiado. Os mandamentos seriam pisados, desrespeitados e mudados. Podemos admitir que o mandamento que se refere a “tempo” é o da observância do sábado (o quarto mandamento) e que Deus mesmo começa dizendo “lembra-te” (Êxodo 20:8), porque futuramente seria alterado.
3.O que Isaías disse para quem acha que Deus não está preocupado com o cumprimento de Suas Leis?
Isaías 59:1-2
“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”
Comentário – o profeta Isaías apela às pessoas que o desrespeito às Leis de Deus provoca a separação de Deus. Ninguém pode verdadeiramente ouvir a voz de Deus estando em rebelião contra ele.
4. Qual a exortação que o apóstolo João faz aos cristãos?
1João 1:6
“Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.”
Apocalipse 12:17; 14:12,7
“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.”
Apocalipse 14:12
“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Comentário – o apóstolo João escreveu de forma franca e objetiva em sua primeira carta, referindo-se aos cristãos desobedientes como mentirosos. Em seu livro Apocalipse ele apresenta o grande motivo para o ódio de Satanás contra o povo obediente de Deus: a guarda de Seus mandamentos e a fé em Jesus.
5. O que Tiago falou sobre quem conhece uma verdade, mas não a pratica?
Tiago 1:22-25
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”
Comentário – Tiago convida a todos os cristãos a serem praticantes da Lei de Deus e revela o seu grande objetivo: a Lei existe para mostrar os erros que existem em nós para que Jesus Cristo possa nos limpar por Sua graça e perdão.
6. Que pedido Deus faz sobre o trabalho no Sábado?
Jeremias 17:19-22
“Assim me disse o SENHOR: Vai, põe-te à porta dos filhos do povo, pela qual entram e saem os reis de Judá, como também a todas as portas de Jerusalém, e dize-lhes: Ouvi a palavra do SENHOR, vós, reis de Judá, e todo o Judá, e todos os moradores de Jerusalém que entrais por estas portas. Assim diz o SENHOR: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém; não tireis cargas de vossa casa no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como ordenei a vossos pais.”
Comentário – Jeremias foi enviado por Deus para falar ao povo. O profeta alertava a todos contra o trabalho aos sábados dizendo: “obedeçam por amor a vossas almas”. O Senhor Deus continua ainda hoje convidando o Seu povo para a obediência, que é na verdade, uma grande prova de amor.
7. Que recomendação Jesus deixou aos futuros discípulos guardadores do sábado com respeito a destruição de Jerusalém?
Mateus 24: 20
“Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado.”
Comentário – Jesus sabia que seus discípulos estariam guardando e santificando o Sábado, por ocasião da destruição de Jerusalém, e ora para que fossem protegidos. No ano 70dC, Jerusalém foi destruída e nenhum cristão pereceu.
8.Em que momento o sábado começa?
Gênesis 1:31
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”
Comentário – para o Criador um novo dia começa ao pôr-do-sol (tarde), atravessa o nascer do sol (manhã) e termina com o próximo pôr-do-sol, quando se completam suas 24 horas. É por isso que todos os cristão nos tempos bíblicos guardavam o sábado de um pôr-do-sol ao outro.
9. Paulo também guardou o sábado?
Paulo na sinagoga – Atos 13: 14, 42 e 44
(v.14) “Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se.”
(v.42) “Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras.”
(v.44) “No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.”
Paulo junto à natureza – Atos 16: 13
“No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.”
Paulo e seu costume – Atos 17: 2
“Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras.”
Trabalhando durante a semana, descansando no Sábado – Atos 18:3 e 4
“E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.”
9. Que exemplo foi deixado por Jesus?
João 15:10
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.”
Comentário – assim como Jesus obedeceu e agradou o Pai, ele espera que nós façamos o mesmo.
Resumo:
Ao olhar Deus para o futuro, vê que Seu povo se esqueceria da instituição eterna do sábado e toma providências de misericórdia. As tábuas dos Dez Mandamentos entregues a Moisés no monte Sinai foi uma ação divina para não permitir que os homens se esquecessem definitivamente do Seu Decálogo. Posteriormente Deus enviou profetas para reconduzir o povo à obediência da Lei. Neemias e Jeremias protestaram em favor do sábado. Daniel recebeu profecias sobre mudanças que ocorreriam nos tempos e nas Leis. Mais tarde João, Tiago, Paulo e muitos outros, alertaram sobre a necessidade da obediência aos Mandamentos do Senhor. Mas, a maior revelação encontra-se no próprio Filho de Deus que teve o trabalho de testemunhar e resgatar o verdadeiro espírito da Lei.