Jovens mostram, na prática, a importância da guarda do sábado

São Paulo, SP … [ASN] Carla Abreu, líder de Liberdade Religiosa na Igreja Adventista da Lapa, em São Paulo, cursou Direito e mesmo estudando em uma faculdade não adventista, sempre conseguiu ser fiel a Deus na guarda do sábado. O entendimento bíblico adventista sobre o sábado é de que se trata de um dia de descanso das atividades rotineiras, voltado exclusivamente para as ações relacionadas à adoração e ao serviço para Deus. Em 2005, quando terminou o curso e iria se formar, Carla teve complicações por recusa da reitoria da Universidade em reconhecer a prestação alternativa, que vinha sendo aceita até então, para abono de faltas e por isso não recebeu o seu diploma.

Carla foi aprovada em dois exames da OAB, foi muito bem perante bancas examinadoras e mesmo assim a faculdade manteve a posição irredutível, não concedendo o diploma. Então a solução foi tentar busca meios judiciais para conseguir o referido diploma. Após três anos, uma coordenadora de Direito na Unip (Universidade Paulista) soube do caso e a convidou para fazer algumas provas e ver o nível de conhecimento de Carla. Com esta última tentativa, finalmente pode receber seu diploma e a tão necessária inscrição na OAB.

“Quando o professor percebe que o aluno não comparece nas aulas, mas vão para festas, os mestres perdem o interesse em colaborar. São os que queriam servir a Jesus, mas se deixam levar diante da pressão”, explica Alcides Coimbra, líder de Liberdade Religiosa para o estado de São Paulo. Coimbra ainda destaca que Carla é um exemplo de fidelidade. Mesmo sofrendo por três longos anos, hoje além de receber seu diploma, trabalha na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e continua dando seu fiel testemunho de que Deus não desampara aqueles que confiam nEle.

Medicina - Mas não é apenas os estudantes que enfrentam desafios como esse. A dificuldade dos profissionais da área de saúde para guardarem as horas do sábado tem sido uma preocupação de muitos líderes adventistas, como é o caso do médico Dorival Duarte, responsável pelo Hospital Adventista de São Paulo.

Após um encontro de profissionais das áreas biomédicas que foi realizado em 2009, o médico percebeu a dificuldade dos profissionais que não atuam em instituições adventistas tem para observar o sábado. “No Hospital Adventista, nós realizamos culto todas as manhãs, temos serviço de capelania para paciente e funcionários. No sábado, realizamos apenas procedimentos emergenciais”, descreve.

Para fortalecer a observância do sábado, parte dos funcionários do Hospital Adventista participa de um programa que acontece uma vez por mês e é chamado “O HASP vai à Igreja”. Através desse projeto, um grupo do Hospital visita uma das igrejas da capital, onde participam de cultos.

“No sábado à tarde, dedica-se parte do tempo para determinar a ‘idade da saúde’ das pessoas. Medimos a pressão arterial, determinamos glicemia e as pessoas respondem um questionário sobre hábitos do estilo de vida”, aponta Dorival. Ele ainda lembra que os médicos do Hospital apresentam palestras sobre saúde e um conjunto musical de funcionários (MusiHasp) participa durante todo o sábado com músicas especiais. [Equipe ASN, Suellen Timm]

Comente


  1. Adriana

    Nãosou..adventista..nao.sou..cristã..mas..vejo..q..uns..caras..entram..aki..e..falam..besteiras..o..site..é..pra..quem..acredita..e..guarda..o..sabado..se..num..guarda..pelo..menos..respeite..leia..e..fique..na..sua..irmao..que..num..concorda..num..preciso..guardar..mas..tb..num..posso..criticar..sejamos..sensatos..”..cada..um..esteja..seguro..em..seu..proprio..animo”..guarda..quem..cre,quem..num..crê,estuda..leia..ve..se..concorda..ou..nao,,,e..se..num..concordar..procure..um..site,de..quem..guarda..o..domingo..ou..de..quem..num..guarda..nada..e..poste..lá..seus..comentários..maliciosos..e..maldosos..detesto..gente..chata.amo..gente..que..tem..posicionamento..feito..os..adventistas..num..sou,nem..sei..como..é..mas..gosto..do..jeito..que..defendem..suas..doutrinas..só..num..acredito..na..tal…de..elen..whote..eu..acredito..em..Jesus..e..na..biblia..sao..bacanas,simpaticos..e..educados..povo.100000000..(meu..teclado..tá..um..ÔOO)..valeu..galera..que..tem…posição..biblica..e…num..é..feito..a..maioria..que..diz..uma..coisa..q…nem..sabe..q.fala..ahh..abraços..feliz..dia..de..jesus



  2. cris

    Bom, primeiramente o sétimo dia foi anunciado desde a criação do mundo, em 6 dias fez o Senhor o céus e a terra e ao sétimo dia descansou…
    Deus precisava descansar??? Sendo ele o criador??? presumo que não. Mas deixou uma referencia para nós. Amo e o adoro por isso. Antes mesmo da minha existencia pensou Deus no meu descanso.
    Amo ser adventista. Sou recentemente batizada e convicta que os verdadeiros adoradores guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus. Louvado seja Deus por isso!



  3. Willy

    Vocês estão todos no erro! Acham que isso agrada a Deus?
    De fato, pertence à lei natural que o homem renda culto a Deus, mas não aos sábados! Não sente o homem necessidade de cultuar a Deus nesse ou naquele dia, mas sim cultuá-lo! O dia de cultuá-lo é um preceito cerimonial e não moral! O próprio povo de Israel só começou a celebrar o dia de sábado a partir do tempo em que foi libertado da escravidão de Faraó!
    O tempo em que se devia ab-rogar a observância do sábado como tal, coincide com a época em que se deviam também caducar os demais ritos e cerimônias hebráicas, quer dizer, por ocasião da Morte de Cristo.
    Essa cerimônias eram como que pálidas imagens da luz e da verdade. Força era portanto que desvanecessem ao raiar a própria luz e verdade, que é Jesus Cristo. Nesse sentido é que São Paulo escreve aos Gálatas, repreendendo os que observavam o rito mosáico: “Observais os dias, os meses, os tempos e os anos. Receio, pois, ter trabalhado entre vós inutilmente”. (Gl 4, 10-11). A mesma declaração fez ele na epístola aos Colossenses (Cl 2, 16)



  4. fabiana gadelha

    Eu gostei muito deste artigo pois me deu mais coragem pra vencer. curso enfermagem e estou no 2 periodo não e facil para uma adventista com eu gradar o sabado mais sinto que deus sempre esta ao meu lado no meu curso ele ja me deu muitas provas e ele e o nosso criador e redentor



  5. Fernanda Nunes

    Sou adventista da promessa há mas de 10 anos, sem influências, decidi que esse era o melhor caminho para mim, meus familiares não são adventistas, a maioria é católica e sempre percebi o preconceito estampado nos olhos de muitos deles, principalmente com minha abstnência alimentar que não é respeitada, qd tenho um almoço em família.
    Guardar o sábado passou a ficar complicado qd eu terminei o ensino médio, muitas dificuldades e adversidades, não tinha apoio dos meus pais, e ficar em casa era praticamente insuportavel, até eu conseguir uma bolsa de estudos em Pedagogia, pensei que esse seria o fim dos meus problemas, afinal como professora eu trabalharia apenas de seg. a sexta, muito me enganei, terminei a faculdade e mesmo com um currículo de dar inveja a muitas pessoas, tenho sido descriminada por minha religião, em uma entrevista fui barrada já no primeiro momento, a entrevistadora perguntou minha religião e a igreja que eu frequentava, a instituição é católica e então ela me dispensou na hora, disse que apesar de ser de seg a sexta, as reuniões com os pais e festas eram aos sábados e eles não poderiam me dispensar, e para me testar a mulher me disse “Isso não quer dizer que precisamos parar por aqui, vc não precisa desistir dos seus planos por isso” eu nem sequer consegui falar, estava segurando o choro, então me levantei, agradeci e sai. Enquanto eu tiver forças vou resistir, quando elas se acabarem, Deus as renovará, não importa o que minha família pense a esse respeito, eu sei em quem tenho crido, e mais vale ser fiel a Deus do que aos homens, pois em Deus está o meu refugio e a minha razão de existir, sem Ele nada sou….



  6. renato

    os adventistas ensinam a guardar o sábado:>o sabado é preceito judaico,e está incluido nos 10 mandamentos como forma de lei cerimônial[religiosa]obrigatória ao povo de israel[ex 31:16] jesus e os apostolos nunca obrigaram ou impôram ninguém a guardar o sabado,e quando mensionam restringem sua observância[mt12:9-13,lc6:1-5,gl4:10-11]não é pecado guardar o sábado,, mais sim impôr a igreja,todos os mandamentos de ex 20 se repentem no novo testamento menos guardar o sábado,ele não aparece nos preceitos de observância[lc 18:20,1ts 5:14-22, 1pe 2:12-17]na lista dos que vão para o inferno não aparece os que deixam de guardar o sábado[ap 21:8]o verdadeiro cristão não guarda só o sabado ou domingo mas se santifica todo dia;



  7. daiana

    este artigo mostar a realidade do que passamos;mais tambem mostar o que Deus tem para nos oferecer como apoio
    e ter fe que tudo vai dar certo
    na vida e so ora e pedir com
    fe que tudo ele pode
    buscar Deus ja e um grande posso quando e no lugar
    certo na verdade…



  8. DAIANE

    OLHA, TENHO MUITO PRA FALAR, GUARDAR O SABADO REALMENTE É MUITO BOM, UMA DÁDIVA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS! CERTAMENTE AQUELE QUE NÃO CONHECE A BIBLIA DISCORDARÁ DISSO, NAO SABE QUAL É A VONTADE DE DE DEUS.
    NAO BASTA FAZER OU GUARDAR O DIA QUE A GENTE BEM QUER OU ENTENDE, DEVEMOS GUARDAR O DIA CERTO, O DIA DO SENHOR. MESMO QUE ISSO VÁ CONTRA A OPINIAO DE MUITAS PESSOAS QUEM GUARDA O SABADO TEM SIM A PRESENÇA DOS SENHOR EM SUA VIDA, OU MELHOR, SABE QUE FEZ A ESCOLHA CERTA!!! EU FALO ISSO COM A MAIOR FELICIDADE DO MUNDO.
    DURANTE 18 ANOS FUI CATOLICA E NUNCA TIVE A FELICIDADE QUE TENHO HOJE AO IR NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA! VALE A PENA, E O MELHOR APRENDI A SER HUMILDE E RECONHEÇO QUE SOU PECADORA TODOS NOS SOMOS! PORTANTO SÓ QUERO SER MELHOR E BUSCAR A DEUS NO LUGAR CERTO JA É UM GRANDE PASSO!!! DAIANE



  9. Ana Maria Marques Celestino

    Quando respeitamos o Dia de Deus ‘O sábado’, fazemos a vontade de Deus; estamos respeitando um princípio de amor. Tudo em nossa vida fica melhor; vemos as dificuldades com esperança, a tristeza não tem espaço, sabemos que existe a presença de Deus em todos os momentos,e; em todos os caminhos percorridos.



  10. messias camara

    Amado Aguilar, quando examinamos as Escrituras com o coração sincero de um verdadeiro adorador, descobrimos verdades incriveis, e a principal delas é a maneira correta do verdadeiro cristão se expressar. Com relação ao SÁBADO que vc acaba de agravar, veja, foi dado por DEUS no Édem à Adão, e diz o sagrado livro que DEUS Abençoou e santificou o dia de sabado, o Profeta Daniel promete que seria restaurado por um povo especial. O profeta Izaias diz que na nova terra, ele será observado, então o que fazer para agradar o SEU CRIADOR? Tradições humana? Pergunte aos padres católicos quem e quando o sábado foi extraido da LEI ESCRITA PELO PROPRIO DEDO DE DEUS, Santa e Imutável, e perceberás que talvez vc esteja adorando a Deus no lugar errado. Muitas igrejas existem que prestam uma homenagem ao papado, adorando a Deus em um dia escolhido por eles e não pelo CRIADOR. Oração e respeito pela Biblia e pelos seres criados por DEUS(Seus irmãos em CRISTO), farão de vc um vencedor. Examinais as Escrituras, porque cuidais ter nela a vida eterna e são elas que testificam de MIM disse JESUS. MARANATA.



  11. Daniel Sobrinho

    Querido irmão (a) Aguilar Silva Vargas. A PAZ DO SENHOR. A palavra de DEUS diz em Sal. 119:165, grande paz tem aqueles que observam a minha lei. A palavra de DEUS diz também que o jóio e o trigo estarão juntos até a colheita. Este irmão o qual você sitou dizendo que guarda o sábado e age de uma forma errada com a esposa e os filhos o qual DEUS não aprova, ore por ele. Pois o mesmo esta sendo uma pedra de tropeço para você.
    O sábado meu irmão é um dia diferente de todos, e satanaz não quer que você entenda e nem o aceite. Este mandamento que é o quarto e fala de DEUS como CRIADOR, e destorce a teoria dos evolucionistas.
    EStude a palavra de DEUS, não com a intenção de apontar erros, mas sim com o espirito humilde pedindo a DEUS sabedoria. Um grande abraço, seu irmão em CRISTO. Daniel Sobrinho



  12. Estevão Nhime

    O sábado é um dia em que nós nos encontramos com o nosso salvador, sendo omemorial da criação, sendo o dia entre Deus e o homem e muitas outras coisas o sa´bado é para ser adorado pois o próprio Deus descansou, abençou e santificou e Ele mesmo disse: Se me amardes guarda os meus mandamentos. E eu o amo e guardo o dia dele desde q sai do ventre de minha mãe. sou d Angola vivo em Luanda e adoro Cristo na Igreja Adv. do 7 dia Beréia. Obrigado



  13. Manoel copque

    Deus esta procurando todos os dias verdadeiros adoradores,



  14. evamariaduarte carneiro

    eu concordo com a guarda do sabado, pois é um mandamento.



  15. Cristóvão Moreira

    Resposta ao amigo Aguilar Silva. Sou adventista há um ano e cinco meses (muito pouco tempo, mas quando a gente quer aprender sobre Deus, pra mim é como se fosse uma vida toda).
    Antes de conhecer a Deus eu trabalhava todos os dias, minha mãe brigava sempre comigo. Hoje sou Adventista e estudo a Bíblia todos os dias,tanto para a minha compreensão como para o meu próximo.
    Vamos para apocalipse 12:17 IROU-SE O DRAGÃO CONTRA A MULHER E FOI PELEJAR CONTRA OS RESTANTES DE SUA DESCENDÊNCIA,OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TÊM O TESTEMUNHO DE JESUS ;E SE PÔS EM PÉ SOBRE A AREIA DO MAR
    EM MATEUS 5:17 JESUS DIZ— NÃO PENSEIS QUE VIM REVOGAR A LEI OU OS PROFETAS;NÃO VIM PRA REVOGAR,VIM PRA CUMPRIR.
    VAMOS ESTUDAR +++ A BIBLIA E DEIXAR DE SEGUIR TRADIÇÕES HUMANAS…PESQUISE NA HISTORIA COMO FOI MUDADO O SÁBADO PARA O DOMINGO….TEM NA ENCICLOPÉDIA LIVRE E O SITE Ñ É ADVENTISTA E SIM LIVRE PRA QUEM QUISER ESTUDAR A HISTÓRIA….
    FIQUE COM DEUS E QUE ELE ILUMINE SUA MENTE PARA A VERDADE…



  16. Roberto Kennedy Santana

    Sou adventista á dois anos, sou policial militar e durante esses dois anos após ser batizado sempre guadei o sábado Santo dia do Senhor através de muita oração, mas todos temos um propósito á cumprir nesse mundo e se DEUS assim o permite que passemos por provações é para nos fortalecer para algo lá frente. Agradeço ao nosso Bom DEUS pela sua misericórdia para conosco.



  17. aguilar silva vargas

    A BIBLIA FALA QUE A LEI DUROU ATÉ JOÃO,AGORA REINA A GRAÇA,O QUE TEMOS QUE FAZER É ACEITAR JESUS COMO SALVADOR,E ADORA-LO,NO DOMINGO,SEGUNDA,TERÇA,QUARTA,QUINTA,SEXTA SABADO.



  18. aguilar silva vargas

    ATÉ O PROPRIO JESUS TRABALHOU NO SABADO,COLHEU ESPIGAS E CUROU PESSOAS,POR ISSO EU NÃO CONCORDO EM GUARDAR SÓ O SABADO,MAS TODOS OS DIAS,O DOMINGO É GUARDADO PELA MAIORIA DO MUNDO.



  19. aguilar silva vargas

    EU CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE GUARDA O SABADO E O RESTO DA SEMANA PARECE SER DO DIABO,BRIGAM,BATE NA ESPOSA,ESPANCA OS FILHOS,EU FICO PENSANDO O QUE ADIANTA GUARDAR O SABADO,EU GUARDO TODOS OS DIAS E NO DOMINGO EU RESERVO PARA ADORAR O SENHOR DA GLORIA,E TENHO SIDO MUITO ABENÇOADO,TODOS OS DIAS SÃO DO SENHOR.



  20. Milena

    Oi eu gostei desta história tambem estou passando por gandes dificuldades em relação da guarda do sabado, mas vendo estes exemplos isto comcerteza mim ajuda muito! Peço que todos juntos oremos a Deus por estas coisas que ele possa manter a nossa fé, e fidelidade.



  21. Cynthia Braun

    Muito bom esse artigo. É bom termos exemplos de pessoas que mesmo com dificuldades não abandonam a fé. Enfrento problemas na faculdade por conta da guarda do sábado, e foi muito bom eu ler esse artigo, porque me dá ânimo pra vencer, enfrentar as provações, dificuldades..
    Deus vai me ajudar, assim como ajudou essas pessoas, só tenho que orar e orar..



  22. EDUARDO S.C FILHO

    ESTOU DE ACORDO QUANDO SE-TRATA DO CORRETO E CERTO.GUARDA O SÁBADO É RECONHECER QUE DEVEMOS TER RESPEITO PELOS PRECEITOS DO SENHOR.E NOS LEVA A ENTENDER UM DOS VALORES DA OBEDIÊNCIA.