Remédio de um dia

Não é mais segredo: o ser humano não pára e não descansa nunca. O que é qualidade para muitos, do tipo que valoriza ser um workholic, é uma preocupação para famílias e empresas. Mas isto é uma atribuição dos tempos modernos, dos últimos anos, quando o sucesso profissional vale mais que uma família ou vida saudáveis. Grandes empresas até incentivaram este comportamento auto-destrutivo e premiavam funcionários que mais trabalhavam, que não tiravam o final de semana de folga e vendiam suas férias. Era até status.

O resultado veio logo no assustador número de divórcios, no grande boom do câncer e as tais doenças psicossomáticas como estresse, depressão, hipertensão e por aí vai. As pessoas viviam isoladas em ilhas de trabalho, humor azedo e com poucos motivos para serem felizes – desculpe, só trabalho não traz felicidade – descobriram o inevitável: precisavam descansar. Mas já nem sabiam como e na última década veio o bombardeio de pesquisas, revistas e artigos falando dos benefícios do repouso semanal.

repousoSim, parar um dia por semana faz bem à saúde! E o parar não significa ficar dormindo o dia inteiro, ainda mais que se trata de uma sociedade sedentária e visivelmente acima do peso. Quem é que já não ficou de molho o dia todo e acabou o dia com a sensação de cansaço? Já se distrair com coisas bem diferentes do cotidiano, cantar uma música, ver amigos, ouvir coisas diferentes, ah, isto tira a cabeça da árdua rotina e proporciona um descanso mental inigualável, ainda que o físico peça cama.

É neste ritmo de pausa a casa sete dias que vive um dos povos mais longevos da terra: os adventistas do sétimo dia. Em livros como o Blue Zone, do jornalista Andrew Gross (ainda sem tradução para o português) e diversas pesquisas científicas os guardadores do sábado, como também são conhecidos os seguidores desta religião, despontam como um dos que mais vivem e vivem bem. Claro que a dieta pobre em gordura, abstêmia de carne suína e estimulantes como o café, baseada em vegetais e cereais dá uma forcinha e tanto, mas o descanso regular para as práticas religiosas aos sábados onde cantam, oram, lêem a Bíblia e praticam o bem é, sem dúvida, a chave da saúde e longevidade.

Só um dia, com propósito certo, é remédio para uma semana perigosamente destrutiva. Tente. Sua saúde agradece.

Fabiana Bertotti

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Audiovisual