1 – A origem do sábado como dia sagrado

1.Quando e como foi criado o sétimo dia?

Gênesis 2:1-2

“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.”

Comentário – Ao concluir Deus a Criação, o sétimo dia foi santificado para ser eterno. A palavra hebraica para ‘’dia’’na expressão ‘’tarde e manhã’’ (v.5) é yom e significa um período de 24 horas. Sendo assim, a semana da criação (Gênesis 1-2) é literal.

2.Quais foram os três atos distintos de Deus ao instituir o sábado?

Gênesis 2:1-2

“… havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

 

Comentário – Deus descansou, abençoou e santificou. Estas ações divinas tornam esse dia um período de descanso, bênçãos especiais e santificação.

3. Quem criou o sábado?

Gênesis 1:1

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.”

Comentário – neste texto, a palavra hebraica para Deus é Elohim (representa plural acima de dois). Podemos identificar na criação, a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

4. Qual a definição e o significado da palavra sábado?

Em Hebraico, as palavras para sábado são:

a. SHABBATH, que significa (dia) de ‘descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’ (Ex. 20:8).

b. SHABBATHON, tempo sagrado para repouso (Ex 31:15).

Em Levítico 23:32 encontramos os dois termos usados juntos: SHABBATH

SHABBATHON – O SÁBADO DE DESCANSO.

Em Grego as palavras são:

a. SÁBBATON – uma transliteração da palavra hebraica Shabbath = ‘descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’.

b. SÁBBATA – pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do

aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”.

5. Por causa de quem o sétimo dia foi separado dos demais dias?

Marcos 2:27

“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”

Comentário – o sábado foi separado para ser um dia especial, distinto dos demais em benefício do homem. Este dia foi estabelecido para garantir uma conexão completa com o Criador, para descanso, bênção e incentivo ao relacionamento.

6. Que razão é apresentada para que o ser humano, mesmo contrariando a cultura, guarde o sábado como sagrado?

Êxodo 20:11

“porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”

Comentário – o quarto mandamento da Lei de Deus apresenta o porquê do sábado e ordena a sua observância.

7. Como foram escritos os Dez Mandamentos?

Êxodo 31:18

“E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Comentário – Para garantir a autenticidade dos Dez Mandamentos, Deus os escreveu em tábuas de pedras com o Seu próprio dedo.

8. O criador do sábado pode mudá-lo, se assim o desejar?

Salmos 89:34

“Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que meus lábios proferirem”.

Malaquias 3:6

“Porque Eu o Senhor não mudo…”

Comentário – a Lei de Deus é Imutável. Está claro, pois, que tudo o que está escrito na Palavra de Deus está feito de uma forma definitiva e eterna. Isto inclui, é óbvio, o Decálogo, que não pode sofrer qualquer espécie de alteração por parte de homens, pois os mandamentos são na realidade tão divinos quanto as demais passagens bíblicas.

Resumo:

Deus, no sétimo dia da criação, descansou, abençoou e santificou o sábado como um memorial eterno da criação. A Bíblia declara que Deus não muda e Suas Leis são eternas. A palavra sábado significa descanso, cessação, interrupção, tempo sagrado para repouso. Mais tarde Deus concede ao Seu povo uma cópia da Lei, gravada em tábuas de pedra e escritas pelo Seu próprio dedo. Aquilo que foi criado no Paraíso, foi criado, é claro, para ser eterno.