Livro Do Sábado para o Domingo

Do Sábado para o Domingo – Bacchiocchi

samuelle-sabadoUma Investigação do Surgimento da Observância do Domingo no Cristianismo Primitivo

 Autor: Samuele Bacchiocchi

 A questão da origem da observância do domingo tem exercido uma atração muito grande sobre os estudantes de “História da Igreja Primitiva” nas últimas duas ou três décadas. Isto, deve-se a duas razões principais.

Por um lado, a sempre crescente não observância do Dia do Senhor em resultado da transformação radical do ciclo semanal, causada pela complexidade da vida moderna e pelo progresso científico, tecnológico e industrial, leva a um sério reexame do significado do domingo para o cristão hoje. Para realizar uma correta reavaliação teológica do domingo é necessário investigar sua base bíblica e sua origem histórica.

 Por outro lado, os vários estudos sobre este assunto, embora excelentes, não oferecem uma resposta totalmente satisfatória em virtude da falta de consideração de alguns dos fatores que na Igreja dos primeiros séculos contribuíram para o surgimento e desenvolvimento de um dia de adoração diferente do sábado judaico.

Por esta razão, o livro do Dr. Samuele Bacchiocchi é muito oportuno. Ele levanta novamente o estudo deste sugestivo tema e, ao analisar criticamente os vários fatores — teológicos, políticos e pagãos — que de alguma modo influenciaram a adoção do domingo como um dia de culto cristão, e se esforça para proporcionar um quadro completo da origem e progressiva configuração do domingo até o quarto século.

É uma obra que se recomenda a si própria pelo seu rico conteúdo, o rigoroso método científico, e o vasto horizonte com o qual foi concebida e executada. Isto é uma demonstração da singular habilidade do autor em abranger vários campos a fim de captar os aspectos e elementos relacionados com o tema que está sendo investigado.

Mencionamos a tese que Bacchiocchi defende quanto a origem do culto dominical: Para ele é mais provável que este culto tenha surgido, não na primitiva Igreja de Jerusalém, bem conhecida por sua profunda ligação às tradições religiosas dos judeus, mas na Igreja de Roma.

O abandono do sábado e a adoção do domingo como o dia do Senhor são o resultado de uma interação de fatores cristãos, judaicos e pagãos. O evento da ressurreição de Cristo, ocorrido neste dia, tem naturalmente uma importância significativa. Seguindo a ordem da história da Redenção, o autor começa sua investigação com a tipologia messiânica do sábado no Velho Testamento e prossegue examinando como isto encontra seu cumprimento na missão redentora de Cristo.

A estrita orientação científica da obra não permite ao autor revelar seu profundo interesse religioso e ecumênico. Cônscio de que a história da salvação não trata de rupturas, mas de continuidade, ele encontra na redescoberta dos valores religiosos do sábado bíblico uma ajuda para restaurar o antigo caráter sagrado do Dia do Senhor. Esta é, na realidade, a exortação que já no quarto século os bispos dirigiram aos crentes, ou seja, que não deviam passar os domingos em passeios ou apreciando espetáculos, mas sim santificá-los, ao assistir a celebração eucarística e praticar atos de piedade. (St. Ambrose, Exam. III 1.1).

Sobre o autor

Dr. Samuele Bacchiocchi (1938-2008) foi o primeiro não-católico a se formar na Pontifical Gregorian University, em Roma, tendo recebido uma medalha de ouro do Papa Paulo VI por conquistar a distinção acadêmica summa cum laude por sua tese: Do Sábado Para o Domingo: Uma investigação histórica do surgimento da observância do domingo no cristianismo primitivo.

Nesse trabalho, Bacchiocchi, um adventista do sétimo dia, mostrou que não há nenhuma ordem escriturística para mudar ou eliminar a guarda do sábado e apontou o papel  preponderante da Igreja Católica na efetivação dessa mudança. O professor indicou ainda o anti-judaísmo e a adoração pagã ao Sol como fatores de abandono do sábado e influência na adoção do domingo.

Ele evidenciou o anti-judaísmo latente nos escritos de alguns líderes cristãos do segundo século que “testemunharam e participaram no processo de separação do judaísmo que levou a maioria dos cristãos a abandonar o sábado e adotar o domingo como novo dia de adoração”.

Autor de vários livros, era professor de teologia aposentado da Andrews University, no Estado do Michigan, e faleceu em 20 de dezembro de 2008, um sábado.

Capítulos:

Capítulo I- Introdução – A Atual Crise do Dia do Senhor

Capítulo II – Cristo e o Dia Do Senhor

Capítulo III – As Aparições Pós-Ressurreição e a Origem da Observância do Domingo

Capítulo IV – Três Textos do Novo Testamento e a Origem do Domingo

Capítulo V – Jerusalém e a Origem do Domingo

Capítulo VI – Roma e a  Origem do Domingo

Capítulo VII – Anti-Judaísmo nos Pais da Igreja e Origem do Domingo

Capítulo VIII – O Culto do Sol e a  Origem do Domingo

Capítulo IX – A Teologia do Domingo

Capítulo X – Retrospectiva e Perspectiva

Apêndice – Paulo e o  Sábado 

Referências

BACCHIOCCHI S. From Sabbath to Sunday.  A Historical Investigation Of The Rise Of Sunday Observance In Early Christianity.  Vidimus et aprobamus ad normam Statutorum Universitatis Romae, ex Pontifícia Universitate Gregoriana die 25 iunii 1974