Categoria: Downloads
Livro Do Sábado para o Domingo

Do Sábado para o Domingo – Bacchiocchi

samuelle-sabadoUma Investigação do Surgimento da Observância do Domingo no Cristianismo Primitivo

 Autor: Samuele Bacchiocchi

 A questão da origem da observância do domingo tem exercido uma atração muito grande sobre os estudantes de “História da Igreja Primitiva” nas últimas duas ou três décadas. Isto, deve-se a duas razões principais.

Por um lado, a sempre crescente não observância do Dia do Senhor em resultado da transformação radical do ciclo semanal, causada pela complexidade da vida moderna e pelo progresso científico, tecnológico e industrial, leva a um sério reexame do significado do domingo para o cristão hoje. Para realizar uma correta reavaliação teológica do domingo é necessário investigar sua base bíblica e sua origem histórica.

 Por outro lado, os vários estudos sobre este assunto, embora excelentes, não oferecem uma resposta totalmente satisfatória em virtude da falta de consideração de alguns dos fatores que na Igreja dos primeiros séculos contribuíram para o surgimento e desenvolvimento de um dia de adoração diferente do sábado judaico.

Por esta razão, o livro do Dr. Samuele Bacchiocchi é muito oportuno. Ele levanta novamente o estudo deste sugestivo tema e, ao analisar criticamente os vários fatores — teológicos, políticos e pagãos — que de alguma modo influenciaram a adoção do domingo como um dia de culto cristão, e se esforça para proporcionar um quadro completo da origem e progressiva configuração do domingo até o quarto século.

É uma obra que se recomenda a si própria pelo seu rico conteúdo, o rigoroso método científico, e o vasto horizonte com o qual foi concebida e executada. Isto é uma demonstração da singular habilidade do autor em abranger vários campos a fim de captar os aspectos e elementos relacionados com o tema que está sendo investigado.

Mencionamos a tese que Bacchiocchi defende quanto a origem do culto dominical: Para ele é mais provável que este culto tenha surgido, não na primitiva Igreja de Jerusalém, bem conhecida por sua profunda ligação às tradições religiosas dos judeus, mas na Igreja de Roma.

O abandono do sábado e a adoção do domingo como o dia do Senhor são o resultado de uma interação de fatores cristãos, judaicos e pagãos. O evento da ressurreição de Cristo, ocorrido neste dia, tem naturalmente uma importância significativa. Seguindo a ordem da história da Redenção, o autor começa sua investigação com a tipologia messiânica do sábado no Velho Testamento e prossegue examinando como isto encontra seu cumprimento na missão redentora de Cristo.

A estrita orientação científica da obra não permite ao autor revelar seu profundo interesse religioso e ecumênico. Cônscio de que a história da salvação não trata de rupturas, mas de continuidade, ele encontra na redescoberta dos valores religiosos do sábado bíblico uma ajuda para restaurar o antigo caráter sagrado do Dia do Senhor. Esta é, na realidade, a exortação que já no quarto século os bispos dirigiram aos crentes, ou seja, que não deviam passar os domingos em passeios ou apreciando espetáculos, mas sim santificá-los, ao assistir a celebração eucarística e praticar atos de piedade. (St. Ambrose, Exam. III 1.1).

Sobre o autor

Dr. Samuele Bacchiocchi (1938-2008) foi o primeiro não-católico a se formar na Pontifical Gregorian University, em Roma, tendo recebido uma medalha de ouro do Papa Paulo VI por conquistar a distinção acadêmica summa cum laude por sua tese: Do Sábado Para o Domingo: Uma investigação histórica do surgimento da observância do domingo no cristianismo primitivo.

Nesse trabalho, Bacchiocchi, um adventista do sétimo dia, mostrou que não há nenhuma ordem escriturística para mudar ou eliminar a guarda do sábado e apontou o papel  preponderante da Igreja Católica na efetivação dessa mudança. O professor indicou ainda o anti-judaísmo e a adoração pagã ao Sol como fatores de abandono do sábado e influência na adoção do domingo.

Ele evidenciou o anti-judaísmo latente nos escritos de alguns líderes cristãos do segundo século que “testemunharam e participaram no processo de separação do judaísmo que levou a maioria dos cristãos a abandonar o sábado e adotar o domingo como novo dia de adoração”.

Autor de vários livros, era professor de teologia aposentado da Andrews University, no Estado do Michigan, e faleceu em 20 de dezembro de 2008, um sábado.

Capítulos:

Capítulo I- Introdução – A Atual Crise do Dia do Senhor

Capítulo II – Cristo e o Dia Do Senhor

Capítulo III – As Aparições Pós-Ressurreição e a Origem da Observância do Domingo

Capítulo IV – Três Textos do Novo Testamento e a Origem do Domingo

Capítulo V – Jerusalém e a Origem do Domingo

Capítulo VI – Roma e a  Origem do Domingo

Capítulo VII – Anti-Judaísmo nos Pais da Igreja e Origem do Domingo

Capítulo VIII – O Culto do Sol e a  Origem do Domingo

Capítulo IX – A Teologia do Domingo

Capítulo X – Retrospectiva e Perspectiva

Apêndice – Paulo e o  Sábado 

Referências

BACCHIOCCHI S. From Sabbath to Sunday.  A Historical Investigation Of The Rise Of Sunday Observance In Early Christianity.  Vidimus et aprobamus ad normam Statutorum Universitatis Romae, ex Pontifícia Universitate Gregoriana die 25 iunii 1974

Comentários

"129 Comentários" para este artigo, leia abaixo:

  • MANOEL
    16 de dezembro de 2009

    NÄO HÁ NADA ESCRITO NA BIBLIA QUE JUSTIFIQUE A GUARDA DO SÁBADO, O SÁBADO É UM DOS MANDAMENTOS QUE DEVEMOS GUARDAR ASSIM COMO OS OUTROS, MAS ELE É SAGRADO PARA TODOS OS QUE CREEM EM DEUS.

  • osmar ferreira
    16 de dezembro de 2009

    Jesus disse para o diabo na tentação no deserto que o homem(mulher) de Deus, deve viver de “toda Palavra que sai da Boca de Deus”.E,em Isaías 58:13,14 a Boca do Senhor disse que devemos chamar o Sábado: Deleitoso. Santo Dia do Senhor. Meu Santo Dia. Digno de honra. Honrando não fazendo nossa vontade.Não seguindo os nossos proprios caminhos.Nem mesmo falar palavras vãs. Porque: ESTE É UM DIA DE ESPERANÇA. É O DIA DO SENHOR.Louvado seja Deus por http://www.sabado.
    org.
    nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

  • Lindinalva Caldas
    23 de dezembro de 2009

    Lindinalva Caldas
    Creio e penso que os Adventistas são pessoas lindas no Senhor e muito estudiosas da Palavra de Deus, só que todas as vezes que falo com um irmão adventista ele fala do sábado mais do que de Deus , mais do que o Espríto Santo e muito mais do que Jesus e seus milagres. Isso me desconcentra, será que o Sábado é mais importante que o próprio Deus do Sábado. Posso até entender a preocupação que eles têm pela observancia do Sábado, só que desde que eu era criança meus amigos adventista só me falaram do Sábado nunca falaram da morte e ressureição de Jesus e do que isso significa para a humanidade, para minha pessoa. Foi tão forte isso na minha vida que quando conhece o plano salvador de Deus e que não tinha nada ue ver com um dia da semana eu pude abrir meus olhos e ver que eu tinha que pregar o evangelho de salvação para resgartar a jovens perdidos na droga, na delinqüência, hoje já com meus 46 abos estou ainda buscando tirar jovem desses tipos de vida participo de um movimento social e estou lá. De uma maneira geral creio que os evangélicos não são educados em suas igrejas a conscientizar-se da importância da presença de Deus na sua vida em todo o momento, eu aprendi a ter essa conduta cristã aos meus 30 e poucos, jamais fue ensinada a ver dessa forma a presença de Deus e assim busco ter cuidado com muitas coisas que falo não somente num dia determinado, o classismo e racismo em nosso país é tão grande que eu me pergunto, onde está a igreja frente a isso? somos tantos e a injustiça no nosso país está em todas partes dos que conservam o Sábado ou o Domingo, eu sou testimunha disso.
    Beijos Lindi
    Beijos Lindi

  • Juan Pablo Leguizamón
    24 de dezembro de 2009

    Juan Pablo Leguizamón: Eu tenho um livro Un Reposo Divino.. deste autor, é uma bençaos.Que o Eterno continue o usando para difundir estas verdades insofismável.

  • As Portas do Inferno Venceram a Igreja Católica [Instituição] « Adventismo em Foco
    26 de dezembro de 2009

    [...] Igreja Católica premiou com uma MEDALHA DE OURO Samuelle Bacchiocchi, por seu livro DO SÁBADO PARA O DOMINGO. Este adventista provou com dados históricos que a guarda dominical não adveio dos apóstolos e [...]

  • Gelson Tota
    29 de dezembro de 2009

    Eu quueiro sáber mais sobri o sabado

  • Reginaldo
    2 de janeiro de 2010

    A guarda do domingo é o resultado da apostasia da igreja católica no quarto século, nao esiste este mandamento nas escrituras,em Mateus 23 está escrito que se deve observar e praticar tudo o que os escribas e farizeus diziam,,,com certeza eles nao diziam pra guardar o domingo né,as mulheres que estavam com Jesus guardaram o sábado depois que ele morreu (Lucas 23/56 ),,Jesus tbm disse que nao veio abolir a lei e os profetas, mais veio dar o sentido conpleto ou completar a lei,disse tbm que nao se perderá um til ou um jota da lei sem que tudo seja cumprido,é lógico que nessa lei estão incluidos todos os mandamentos. ( Nao é preciso abandonar a lei para se crer em Jesus),é bom tbm lembrar que Jesus era e ainda é um Judeu e que ele cumpriu a lei de Deus,,,está escrito que amar a Deus é guardar os seus mandamentos, se é assim quem nao guarda nao o ama de verdade.

  • EDINALD0
    2 de janeiro de 2010

    Não é que os adventistas falem mais no sabado q em Jesús,é que como muitos não falam e deveriam falar,eles apenas lembram o q Deus pedtu: “Lembra=te do dia de sábado” (e não outro dia)”para o santificar pois servirão de sinal entre mim(Deus)e vós” (seu povo)na época o israel físico e hj o povo de Deus é o israel espiritual.Melhor acreditar no q Deus disse do que no q dizem os bomens,quem costuma querer mudar o q Deus diz é o próprio diabo e quem segue tal pensamento ou não lê a bíblia,ou é muito lgnorante de conhecimento ou apenas faz a vontade de Satanás,o pai(destes filhos)da mentira Vai de retro Satanás! O sangue de Jesús tem poder.

  • fabiana
    5 de janeiro de 2010

    eu sou de deus e creio nisso nao só eu como todos devemos crer

  • Perguntas e Respostas a um Católico Romano « Adventismo em Foco
    5 de janeiro de 2010

    [...] que queriam afastar o cristianismo do judaísmo. Ela deu uma MEDALHA DE OURO ao livro histórico DO SÁBADO PARA O DOMINGO. Ela também reconheceu que o domingo é uma criação posterior e desvinculada da Bíblia. Os [...]

  • Rayanne
    5 de janeiro de 2010

    O SÁBADO É O SINAL ENTRE DEUS E O SEU POVO…E NÃO HÁ NENHUMA PASSAGEM NA BÍBLIA QUE DECLARE QUE O DOMINGO É SANTO,PORÉM HÁ MAIS DE 1800 PASSAGENS NA BÍBLIA QUE DECLARAM A GUARDA DO SÁBADO…

  • Ladjane
    7 de janeiro de 2010

    A lei de Deus é santa como nosso Deus…è eterna como Deus..é puro como Deus..imutável como Deus.O sábado faz parte desta lei…Quem prega isso? Todos sabem que matar,que adulterar,adorar imagens de escultura,ou mesmo cobiçar coisas alheias é errado…
    As igrejas pelo mundo afora só pregam que Jesus nasceu,morreu e ressuscitou…Todo mundo sabe disso,existem filmes,livros,a própria bíblia,teatros..todos falam da morte e ressurreição de Cristo…eu tenho q pregar pra quem nunca ouviu falar da vida de Cristo,como alguns índios,africanos,esquimós..mas pra pessoas q conhecem a vida de Cristo,temos sim q pregar daquilo q o mundo recusa aceitar..O SÁBADO..seja por comodidade,vergonha de ser diferente,ou simplesmente porque não querer aceitar a ordem de Deus..seja lá por qualquer q for o motivo..q você ñ creia ou nao o aceite..jamais mudará o fato de ele ser santo..e que o sábado ñ salvará ninguém..mas meu amigo pesará na tua prestação de contas com Deus,se você já sabe que o sábado é santo..Nós adventistas pregamos sim..sobre todos os assuntos..mas vamos além daquilo q todos falam..falamos do que o mundo esqueceu…e procuramos sim, tirar jovens do mundo perdido..e tiramos muito..mas colocamos os mesmos dentro da verdade pura do Senhor,ñ tiramos eles de uma mentira e colocamos em outra,mas o levamos a Cristo por inteiro..Então..a quem não é adventista, deixamos ciente de que o evangelho q pregamos é Completo…Amamos a todos..

  • Eliseu Gonçalves de Oliveira
    8 de janeiro de 2010

    A observancia do dia de Sabado foi determinada por DEUS , como qualquer mandamento da lei de DEUS, que foi entregue a Moises , essa lei e eterna, porque DEUS e eterno , tudo que DEUS faz e eterno tambem, quando se diz que se arrepende , ha uma falta de compreensao , pois DEUS nunca fez nada errado para justificar arrependimento, se hoje, nao fosse mais necessario guardar o Sabado por determinaçao do proprio DEUS, estaria ai, a demonstraçao de que DEUS nao e eterno, porque disse que sua lei e eterna, mas precisa ser modifica, entao a lei dos dez mandamentos nao era seria perfeita assim, como esta escrito na biblia. Parabens pelo lindo trabalho.

  • Jonas Lima
    9 de janeiro de 2010

    Lindi, sou adventista desde criança, e na infância cheguei a odiar o sábado porque nunca me foi ensinado sobre o que realmente era o sábado, pra que servia e porque eu não podia sair pra jogar futebol. graças ao bom Deus quando cresci compreendi as palavras de Jesus “o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado” e justamente o sábado é o dia perfeito para se fazer esse trabalho que vc faz, seguindo o exemplo de Jesus que ia a sinagoga aos sábados, mas também ministrava aos enfermos, aleijados e quem quer que necessitasse de sua ajuda no sábado e fazendo isso Ele não tirava nem anulava a santidade do sábado, pq o objetivo do sábado é esse, comunhão com Deus e com o próximo, levando ajuda aos sofredores e necessitados no dia de sábado, assim como Jesus fez, e isso traz uma paz enorme quando acaba o sábado, além da comunhão com Deus e com os irmãos ajudar quem precisa te deixa com a sensação de “mal posso esperar pelo próximo sábado” esse é o significado de um dia de esperança! mas infelizmente muitos ainda compreendem essa verdade. =(

  • bethnia
    12 de janeiro de 2010

    Eu sou uma adventista guardadora do sábado do senhor. Olha só, Deus tem nos falado em toda a parte da bíblia que o sabado é um dia de descanso e que devemos guarda-lo tanto no velho como no novo testamento; Deus guardou o sabado e deixou exemplos sobre ele. Ele tambem fala que não veio revogar a lei, mas veio cumpri-la e também disse que aquele que perseverar ate o fim será salvo. Se eu tiver que morre por causa da guarda do dia do meu senhor eu morrerei.

  • rose
    14 de janeiro de 2010

    se amamos a deus,guardamos seus mandamentos,o sabado e um deles,e um dia maravilhoso criado por deus exatamente para descansarmos enos dedicarmos inteiramente a esse maravilhoso deus

  • Tweets that mention Do Sábado para o Domingo | Sabado — Topsy.com
    14 de janeiro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Marcos Borges, Marcos Borges. Marcos Borges said: "Do sábado para o domingo" — Pesquisa acadêmica sobre a mudança no dia de guarda dos cristãos. http://tinyurl.com/yazbdje #setimodia [...]

  • LOURDES
    14 de janeiro de 2010

    Eh interesante que quase tudo na vida eh uma questao de ponto de vista. Por ex; ah quem ache lindo o por do sol, e realmente o eh. Porem ah quem discorde, ache q o amanhecer eh mais lindo. Eh uma questao de gosto de fazer valer sua opiniao.como falei, quase tudo poiscom os mandamentos de deus nao eh assim. Nao depende do meu ponto de vista, nao depende do ponto de vista de minha igreja, do ponto de vista do q ensina determinada pessoa. Posso ser boa, ajudar os drogados conforme foi citado, pregar um Jesus resuscitado ou até ignorar tudo isso e ser bondoso, porem os mandamentos de deus nao depende do meu ponto de vista. O senhor diz: se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Diz tb em tiago 2:11. Porque aquele que disse; nao cometerás adulterio, tambem disse;nao matarás. Se tu , pois matares,estás feito trangressor da lei. E nessa mesma lei estar escrito. Lembra-te do dia do sábado para o santificar. O sabado nao deixará de ser santo, de ser separado, simplesmente pq eu acho q nao eh bem assim. Minha opiniao aki de nada vale e sim minha obediencia.
    Por isso nao devemos deixar q o fato do mundo ir contra o mandamento do senhor nos faça viver de acordo com o que o mundo acha. E sim q façamos a vontade do nosso senhor deus eterno q criou toda a lei, todo o universo e inclusive o plano santo da redenção.

  • vilma
    15 de janeiro de 2010

    Conheci a igreja Adventista a 12 anos até então não gostava de crentes porque não via grandes diferenças entre eles e os que seguem as coisas do mundo. Após este conhecimento começei a ler a Biblía e assim descobrir o verdadeiro sentido dos mandamentos de Deus. Ele não que que sejamos dele pela metade os seus mandamentos so tem sentido se forem cumprido por inteiro, não é uma barganha é sim aceitar que nunca a palavra de Deus muda.E os 10 mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus ,e nem seu filho teve o direito de mudar isto foi coisa do homem induzido por satanas.É triste ver jovens saindo do mundo das drogas e mesmo assim servindo a satanas, com seu disfaçe .Parabens este trabalho esta maravilhoso, pois é um alerta para quem quer servi a Deus verdadeiramente. Jesus diz não vim para mudar a lei e sim para cumpri-la, nunca devemos esquecer quando Deus santificou o sabodo foi para Ele proprio ter um dia deleitoso com sues filhos,Ele não diz nada sobre a santificação do domingo.Pois o Sabado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sabado. Que Deus nos abençoe sempre dando sabedoria par ajudar nosso proximo. bjim

  • mauricio
    16 de janeiro de 2010

    e maravilhoso sabe que um Deus tao maravilhoso nos ama…
    e bom ser seu filho e te sempre seu perdao…
    sabe que ele esta tao perto de nos qd queremos pois elenao se afasta e sim nos Dele por isso digo chega a Ele e ele chegara a vos…
    Que o Senhor Jesus abençoes a todos …Amem.

  • simone
    17 de janeiro de 2010

    se todos verdadeiramente lece a biblia como ela e nao teria tanta polemica porque a biblia e nosso manual do dia dia as pessoas gostam de compricar ele e simpres e clara de ler temos que olhar somente para a vida de jesus que e nosso exeplo de vida como ele viveu temos que viver nao temos que olhar para a vida de niguen porque todos um dia teremos que prestar comta do que fizemos e nao vamos ter desculpa nela tem errais por nao conhecer as escrituras nen o que a nela amem

  • michele
    18 de janeiro de 2010

    com relação ao sábado, só posso dizer que a guarda do mesmo é o reconhecimento de Deus como criador. não só isso, mas muito mais como já foi dito por varios amigos.
    quanto aos amigos que dizem que falamos mais do sábado do que em Deus ou no amor que Jesus tem por nós, isso não procede. O fato é que esse é um dos únicos, se não o único, mandamento que os outros discordam de nós quanto a obediêcia. Então em uma conversa, é claro que o ponto que receberá mais destaque é o que não houve concordância.
    Mas o que não podemos esquecer é que Jesus está voltando, e precisamos unir forças para levar o evangelho a toda criatura. O tempo é de somar, não dividir. Porem, só existe um evangelho eterno, e esse está claramente descrito na bliblia sagrada, o livro que tem as respostas a todas nossas duvidas.
    bjs, e…
    leia a biblia!!!

  • lóde bergmann costa
    18 de janeiro de 2010

    Estamos vivendo nos momentos finais da história deste mundo, e nunca ouvi tão intensamente sobre os mandamentos e a guarda do santo sábado, por isso sempre que levo a mensagem de esperança, saliento que este dia sagrado é um sinal entre nós e DEUS, porque o resto todos já sabem. Se o Senhor Jesus guardava o sábado, porque fazermos diferente? Nos preparemos, pois Ele está as portas. Amém. Deus só não leva enconta o tempo da ignorancia. Vem SENHOR JESUS!!!

  • Abel André
    20 de janeiro de 2010

    Fico preocupado quando interpretam mal o zelo dos adventistas para com o sábado. Percebam que os adventistas não crêem o que sábado salva, mas ele é um mandamento do decálogo divino, e como lei é nosso dever cumprir. Deus em Sua sabedoria infinita determinou um dia para o repouso do trabalho secular e que nesse dia de repouso, dia santificado e abençoado entre todos os outros dias, (gêneses 2:3) a família humana se encontrasse com Ele para um encontro de adoração. Não é nossa competência decidir se vai guardar o sábado ou o domingo ou qualquer outro dia. Deus separou o sábado, não posso escolher outro entre os outros dias da semana. Isso me faz lembrar de Caim, quando teve sua oferta rejeitada, ao passo que a de Abel foi aceita. A oferta de sacrifício era um cordeiro, simbolizando Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Abel reconheceu isto, oferecendo um cordeiro. Caim preferiu dar o que ele achava ser melhor e, realmente ele deu o melhor dos frutos da terra, mas sua oferta não foi aceita. Amigos, lembrem-se: você pode escolher qualquer outro dia para santificação, mas Deus te pediu o sábado. À semelhança de Caim, mesmo sendo de coração, Ele não vai aceitar, pois Ele te pediu o sábado. É por isso que os Adventistas insistem em falar do sábado quando a oportunidade for conveniente. A Bíblia disse que toda a verdade deveria ser restaurada; existiria um povo chamado de reparadores de brechas, e uma brecha foi feita na Lei de Deus e que a cristandade aceita, a substituição da guarda do sábado para o domingo. E haveria um povo pregando um evangelho eterno aos que se assentam sobre a terra; e parte integrante desse evangelho chamaria a atenção do mundo para reconhecer Deus como Criador do céu e da terra. Pergunto: onde encontramos evidências na Bíblia dando a Deus o posto de criador se não no mandamento do sábado? “…porque em seis dias criou o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou”.

  • Elias
    22 de janeiro de 2010

    Alguns achão que os IASD só falam do sábado, esquecendo do principal que é Cristo Jesus. De seu sacrifício. Do dom da salvação…. Mas o grande problema não é o adventista que fala só no sábado, mas os amados irmãos de outras denominações que só indagam sobre tal assunto.
    Sabemos que a lei não não salva, pois não tem poder para tal. A lei, onde está incluido a guarda do sábado, nos mostra o pecado. É um espelho que nos mostra a sujeira. Ela não limpa. Agora ela, a lei, nos guia à Cristo que é o nosso criador e salvador. Ele nos limpa de todo mal, nos deixando mais alvo que a neve.
    Forte abraço!

  • Angela Fuck
    26 de janeiro de 2010

    A palavra de Deus diz bem claro
    Guarde o Sábada, que e um dia Santo.
    Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana é o diade descanso, dedicado, a mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você,nem as suas escravas,nem os seus animais,nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês.
    Em seis dias eu, o Senhor , fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no Sétimo dia descansei.Foi por isso que eu, o Senhor,abençoei o Ssbado e o separei para ser um dia Santo.
    Eu creio no Santo Sabado de Deus.

  • edna
    26 de janeiro de 2010

    a Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma, após um dia de sábado com os irmãos e amigos na igreja, louvando, honrando o nosso Criador, a semana seguinte é suave pois estou abastecida com o oleo do Espírito

  • EDSON
    28 de janeiro de 2010

    SOU BATISTA DO SÉTIMO DIA, CREIO QUE DEUS DEIXOU UM DIA PARA NÓS O ADORAR E DESCANSAR, BASEADO NA BÍBLIA, SEM DÚVIDA ESSE DIA É O SÉTIMO DA SEMANA, MAS NÃO FAÇO DO SÁBADO UM ¨CAVALO DE BATALHA¨E JAMAIS A SALVAÇÃO ESTA BASEADA NA GUARDA DO SÁBADO,OU QUALQUER OUTRO MANDAMENTO SOMOS SALVOS PELA GRAÇA DE DEUS, QUE É ALGO QUE NÃO CONSEGUIMOS ENTENDER, SINTO UMA ALEGRIA ENORME QUANDO CHEGA O SÁBADO PARA ADORAR A DEUS, QUANDO AMAMOS A DEUS OS SEUS MANDAMENTOS NÃO SÃO PENOSOS.

  • mauro nogueira de souza
    28 de janeiro de 2010

    Meu querido amigo MANOEL, voçe fala que nao ha nada escrito na biblia que justifiqui a guarda do sabado mais a estratégia do inimigo e convencer as pessoas que Deus nao existe,porisso eu ti digo que o selo de Deus e o sabado, Santificai os meus sábados,pois servirão de Sinal entre Mim e vós, para que saibas que Eu Sou o Senhor, vosso Deus.” Ezequiel 20;20 Veja também Êxodo 31;13a18.e sabado nao e so um mandamento nos deixa bem claro que e um sinal entre Deus i seu povo abraços

  • bueno
    29 de janeiro de 2010

    Todos sabem que isso é profético.

    guardar o domingo vai ser lei mundial.

    é o selo da besta.

    “Se me amardes, guardarei os meus mandamentos”
    o sábado é o dia do Senhor.

  • Aparecido
    29 de janeiro de 2010

    Foi promulgada e escrita pelo proprio dedo de Deus , Exdo 31:18 Deuterenonimo 4:13 e tendo acabado de falar com ele no monte sinai, deu a moises as duas tabuas do testemunho, olha só tabuas de pedra escrita pelo próprio dedo de DEUS, e então anunciou ele a sua aliança q fez e prescreveu os DEZ MANDAMENTO QUE FEZ… lembrando q quem pede a Deus luz sobre os seus ensinos tera a luz, e quem quer confuzão tera confuzão, a biblia é bem clara em ensinar a verdade basta saber o q as pessoas quer saber, digo os preceitos de Deus permanece…

  • clea ribeiro bezerra
    29 de janeiro de 2010

    se todos observarem com o auxilio do Espirito Santo a Biblia veram que nos dez mandamentos Deus pede para se guardar o sabado,e do genesis ao apocalipse ele fala lembra_te do dia do sabado para o santificar e questao de obedecer a Deus e a nao a leis criadas por homens,atravez d satanas.gostei dessa materia jesus continue abençondo a todos bjos

  • edmilson fernandes
    30 de janeiro de 2010

    Deus é espírito,e importa que o adoremos em espírito e em verdade.(temos que adora-lo todos os dias).ok

  • averaldo
    31 de janeiro de 2010

    NAO EXALTAMOS MAIS O SABADO DO QUE A TRINDADE COMO MUITOS PENSAM,O QUE ACONTECE E QUE AMAMOS O SENHOR,E QUANDO AMAMOS UMA PESSOA FASEMOS TUDO O QUE NOS PEDE PARA DEIXA-LA FELIZ,SE FASEMOS PELAS PESSOAS QUE AMAMOS QUANTO MAIS POR AQUELE QUE DEU A VIDA PARA NOS SALVAR.
    E NOS NAO OBEDECEMOS SO O SABADO MAS TODA A PALAVRA DO SENHOR.

  • Gean Carlos Pessoa Peixoto
    1 de fevereiro de 2010

    Muito embora é um mandamento de DEUS, sabemos que nos dia de hoje adoramos o nosso senhor não só no sabado mas nos demais dias da semana,pois existe profissões onde à nessecidade do trabalho no dia do senhor, já imaginou um dia sem policiais ou sem plantão medico que cauos seria.Creio que DEUS observa aquele que pode o adorar e não adora, e aqueles que mesmo trabalhando procura exercer seu trabalho com DEUS.

  • Sidiney
    2 de fevereiro de 2010

    VEJAMOS O QUE DIZ ROMANOS 14-5 e 6

    “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz.”

    Que a paz e a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos.

  • Ivana
    3 de fevereiro de 2010

    É muito triste ver que ainda existe um grande preconceito interdenominacional de todos os lados, mas especialmente partindo daqueles que deveriam proclamar (com amor) ao mundo as verdades esquecidas por muitos, como povo escolhido por Deus para essa missão!
    Muitos fizeram colocações dizendo que os jovens que são resgatados das drogas, entre outros erros, e não são conduzidos a uma determinada igreja estão ainda servindo a Satanás! Mas não é bem assim! Como adventistas do 7º dia, sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que o povo escolhido de Deus não encontra-se inteiramente dentro dos nossos templos (aliás, muitos do que lá estão nem mesmo fazem parte desse povo), mas espalhados pelo mundo, inclusive em outras denominações!
    Esses jovens que foram resgatados por irmãos nossos que pertencem a outras igrejas, assim como seus ministros, podem estar buscando ao Senhor de todo o seu coração, sendo realmente sinceros no que fazem, mas como disse a lição da Escola Sabatina da semana passada, devemos ter paciência (parte do fruto do Espírito) para
    com os descrentes totais ou parciais da Palavra de Deus, ainda que para nós ela pareça muito clara! Pois esses queridos irmãos nossos têm sua visão manchada pelas tradições, costumes e mesmo pelos enganos que Satanás implantou no mundo cristão! Devemos, como lá diz, desatar esses nós dessas mentes e levá-las, com amor e paciência, ao conhecimento da verdade completa, pois, como já dito, essa é nossa missão nesta Terra! E nós (pelo menos os que acompanham as profecias e também alguns dos noticiários), mais do que ninguém, sabemos que Cristo está voltando para resgatar Seus filhos, em todo o mundo, aqueles que serão salvos, independentemente de placa de igreja!

  • Paulo
    4 de fevereiro de 2010

    O fato não é que os Adventista destacam somente o Sabado, e que todos os cristãos acreditam na maioria dos mandamentos, porem um não é comum. Não é aceitavel que alguém mate, minta, roube, adultere, desonrre pai e mãe e etc…, mas quando se fala no quarto mandamento os irmãos tem uma certa resistencia, mesmo porque desde pequenos aprenderam desta forma. Vai aí uma dica: não acredite cegamente no que as pessoas falam, mesmo sendo adventista ou qualquer outra religião. Ore a Deus e estude a palavra Dele. Peça que mande o Espirito Santo para te ajudar nas suas duvidas, e verá que entender a Biblia não é tão dificil como as pessoas dizem. Fiquem com Deus.

  • margue
    5 de fevereiro de 2010

    O sábado é o selo de Deus é um principio Bíblico que ñ devemos quebrar bem como os
    outros mandamentos O sábado revela Deus como criador. Quando atinginmos diretamente a Deus pq foi ele quem ordenou Lembra-te do dia de sábado para o santificar.

  • Sávio Oliveira
    5 de fevereiro de 2010

    DISCURSÕES COMO ESSA FORAM COMUNS NA IGREJA PRIMITIVA E NOS CAPÍTULOS 15 E 21 DO LIVRO DE ATOS ESTÃO DEFINIDAS AS ORDENANÇAS A IGREJA DE CRISTO, TANTO PARA JUDEUS COMO GENTIOS.
    ESPECIALMENTE AT 15:28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:….. QUEM ORDENA E A IGREJA OBEDECE?
    ESTOU COM SIDNEY E O APÓSTOLO PAULO EM ROMANOS 14-5 e 6.
    GRAÇA E PAZ.

  • josue santana
    5 de fevereiro de 2010

    Olha meus queridos em cristo, sempres vcs vao ouvir de igreja (A) ou igreja (B), que o sábado foi abolido das escrituras de Deus. Também vcs vão ouvir que o sábado não é para ser guardado, tudo bem até ai esta ótimo, mas vejamos só: se deus com seu poder e autoridade que ele tem para com o ser humamo; sera que ele ia tirar a lei que ele fez para poder mostrar ao seu povo que ele é o dono e senhor do sábado? Ele ia ter coragem de abolir tal que nao colocaria outra em seu lugar? Por isso, meus irmaos em cristo, pense nisso : se aquele de desvia a sua mente de guardar o sábado até a sua oração será aboninavel… por isso fiquem pensando que a lei de deus foi abolida vcs estao enganados.
    Cuidado amigos! Um dia todos (sejam ricos ou pobres pretos ou brancos crentes ou católicos) serão colocados na frente de Deus.
    Neste dia maravilhoso vcs só tem que repensar os seus conceitos: que a paz do senhor esteja com todo aquele que ler este comentário, mas lembre-se: em seis dias fez o senhor o céus o mar, a terra e tudo o que existem nela e no sétimo dia descansou…..

  • Renata
    5 de fevereiro de 2010

    Sidney, Romanos 14- 5 e 6, no contexto em que foi escrito está falando dos fortes na fé e dos fracos na fé. E se prestar atenção não fala especificamente de sábado, mas de dias. De qualquer forma, o que dá para entender é que não cabe a nós o julgamento de condenação ou de salvação, porém, no final do capítulo diz claramente que cada um dará conta de si mesmo a Deus. As pessoas têm seu tempo de entender as coisas e se converter. Cada semente germina em um tempo, não são todas iguais. Quando pretendemos dar estudos para alguém devemos ter em mente que nosso papel é ensinar, semear a semente, e não converter. Quem faz isto é O Espírito Santo. A Palavra diz que devemos tolerar os fracos na fé, não para agradar a nós mesmos. Uma vez que ensinamos o que é correto, não podemos forçar ninguém a aceitar. Devemos ser pacientes com estes irmãos que estão engatinhando, crescendo e se fortalecendo. De qualquer forma, como eu disse, nesta passagem não fala nada sobre o sábado, sendo cogitação de nossa parte dizer que este verso se refere ao sábado. Sobre a ênfase dada ao sétimo dia, concordo que muitos o fazem. E devo dizer que isto não é mais importante que Deus. A salvação continua sendo pela graça como já foi dito aqui, e não guardamos o sábado para sermos salvos. Mas a salvação implica em gratidão, reconhecimento e obediência. Se amamos a Deus sobre todas as coisas, guardamos Seus mandamentos, que foram dados para nosso próprio bem. Deus não nos pede coisas absurdas, mas Ele nos ama, e o que pede de nós é por amor a nós. Se temos outros deuses perante nós, somos enganados pelo inimigo que nos deseja mal e nos levará à perdição eterna. Não matar, não roubar, honrar aos pais, etc, são leis que protegem a humanidade, a vida, a integridade moral e física, a propriedade alheia, enfim! É para o bem de todos. E o sábado é um refrigério necessário para o ser humano sair do stress da vida. Não é que não devemos adorar a Deus nos outros dias, mas as atividades comuns da nossa rotina demandam tempo. Mesmo em orações constantes por pensamento, temos que ter um dia disponível só para esta adoração. Trabalhamos, estudamos, estamos envolvidos em diversas atividades nas quais temos que nos concentrarmos. Além disso precisamos do descanso físico e mental. Este é o sinal entre Deus e Seu povo de que adoramos ao Deus verdadeiro, que rendemos graças ao Deus Criador dos céus e da Terra, que cremos na criação em seis dias literais. Já o sinal entre o povo de Deus e o mundo deve ser o amor! A manifestação do amor de Cristo, que nos convida à mais excelente norma de vida. É por amor que devemos guardar o sábado, e é o amor que devemos manifestar às pessoas. Permanecendo em Jesus e dando os frutos do Seu Santo Espírito. Essa deve ser a essência do cristão. Também concordo com o comentário de que o povo de Deus está lá fora! E devemos ter muito apreço por cada pessoa que está fora da Igreja, porque devemos enxergar em TODAS as pessoas, valorozas vidas por que Jesus derramou Seu precioso sangue. Deus abençoe a todos.

  • Adilson
    6 de fevereiro de 2010

    Saiam da antiga aliança venham para o Cristianismo da Nova Aliança. O domingo é o dia novo, o dia que o Senhor fez para nós! Aleluia!Pois Deus criou todas as coisas e repousou no sábado da Antiga Lei, Jesus recriou o homem Com a sua ressurreição e a sua páscoa é o grande ápece do da Nova e eterna Aliança, a Qual celebramos no Domingo da Nova Aliança Inaugurada por Jesu Amém. na alegria de ser católico um beijo para todos!

  • Mário Conceição P.Cavalcante
    7 de fevereiro de 2010

    O SABADO E O DIFERENCIAL OU SEJA VAI FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DO CRISTÃO,OU VC TA DO LADO DE DEUS OU VC TA DO LADO DE SATANAS.QUE NOS POSSAMOS ESCOLHER O LADO CERTO, QUE O LADO DE CRISTO,QUE É O DOADOR DA VIDA!! QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!QUE POSSAMOS GUARDAR O SABADO COMO MANDA O MANDAMENTO DE DEUS!!!

  • Gleice(IASD CORDEIRO_RECIFE)
    7 de fevereiro de 2010

    DEUS É TÃO PERFEITO QUE ATÉ AO CITAR OS DIAS DA SEMANA DEIXO MAS QUE CLARO O SÁBADO ERA E SEMPRE SERA O SANTO DIA (RESERVADO ÚNICAMENTE PARA ADORAÇÃO).DOMINGO
    SEGUNDA=SEGUNDO
    TERÇA=TERCEIRO
    QUARTA=QUARTO
    QUINTA=QUINTO
    SEXTA=SEXTO DIA DA SEMANA
    SÁBADO =DIA SANTO
    NOSSA COMO TANTOS SE DEIXAM SER ENGANADOS POR PESSOA SEM NORTE.
    GENTE DEUS É PERFEITO E NISTO EU CREIO.
    SOU FELIZ POIS EM MEU CORAÇÃO EXISTE UM DEUS VIVO.
    BJOS.

  • claudio
    7 de fevereiro de 2010

    No livro de Hebreus, no cap 4. vers. 4-11. Nos é dito que aquele que não descansar no doa do Senhor ,é desobediénte.
    Dizem que o sábado foi abolido por Cristo quando aqui Ele andou. partindo do das escritas do novo testamento. Ela é uma nova bíblia? Será que ela veio para substituir a velha bíblia? Então podemos rasgar os 39 livros do velho testamento!?Outra pergunta muito interessante é. Os textos usados por Jesus para rebater satanás, foram do novo ou do velho testamento? Descansar, santificar, e não trabalhar no sábado é ser obedientes a Deus do velho ao novo testamento. É compreender que Deus pensou em nos reles mortais. Deus pensou na nossa saúde física, mental e espiritual. fato é, que a ciência comprova que os que aceita observar com apresso o quarto mandamento da lei de Deus, vive CINCO ANOS a mais que os evangélicos que diz que o velho foi abolido. E vive DEZ ANOS a mais que aqueles que mão tem ligação nem uma com a bíblia.

  • Sávio oliveira
    7 de fevereiro de 2010

    aos filhos de Israel = Exodo 31:16-18
    16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
    17 Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
    18 E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
    e nós……=
    I Pedro 2:9-12 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
    10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
    11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
    12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

    fica a pergunta???? e as ordenanças dos capítulos 20 a 23 de exodo porque não cumprir todas….já que em Tiago….muito citado nestas polêmicas!?
    é uma questão de Hermeneutica!

    Jesus o Nome sobre todo Nome!

  • claudio
    7 de fevereiro de 2010

    No livro de Hebreus, no cap 4. vers. 4-11. Nos é dito que aquele que não descansar no dia do Senhor ,é desobediénte.
    Esses que o texto diz que são desobediénte aqueles que dizem que o sábado foi abolido por Cristo quando aqui Ele andou. partindo do das escritas do novo testamento. Ela é uma nova bíblia? Será que ela veio para substituir a velha bíblia que é o velho testamento? Então podemos rasgar os 39 livros do velho testamento!?Outra pergunta muito interessante é. Os textos usados por Jesus para rebater satanás, foram do novo ou do velho testamento? Ele mesmo anunciou a todos que; não veio para abolir nada Mateus 5: 17. Descansar, santificar, e não trabalhar no sábado é ser obedientes ao Deus do velho ao novo testamento. É compreender que Deus pensou em nós reles mortais. Deus pensou na nossa saúde física, mental e espiritual. E de fato, a ciência comprova que os que aceita observar com apresso o quarto mandamento da lei de Deus, que está no velho testamento, vive CINCO ANOS a mais que os evangélicos que diz que o velho foi abolido. E vive DEZ ANOS a mais que aqueles que mão tem ligação nem uma com a bíblia. Se foi abolido. Eu só sei que as bençãos de Deus caem sem medida ao que procuram obedecer a Ele, e seu escritos do gêneses ao apocalipse. Incluindo o sábado.

  • Sávio Oliveira
    7 de fevereiro de 2010

    Afinal de contas Jesus é Deus ou não é?
    Colossenses 2: 8-23 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 10 E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
    11 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; 12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
    13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. 16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. 18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, 19 E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. 20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21 Não toques, não proves, não manuseies? 22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
    é copiado Ctrl c Ctrl v da Bíblia mesmo será que estou cego ou Jesus tem toda plenitude!
    É Bíblia amados.
    Jesus o Nome sobre todo Nome.

  • Azenilto G. Brito
    7 de fevereiro de 2010

    Os que desejarem estudos bem didáticos sobre o tema sábado/domingo (por exemplo, “10 Razões Por Que o Sábado NÃO É Um Preceito Cerimonial” ou “10 Razões Por Que o Sábado É Preceito Válido Desde Antes do Sinai”; “10 Razões Por Que a Lei de Deus e a Lei de Cristo São Uma Só e a Mesma” (e vários outros nessa linha sobre a validade do sábado e dos 10 Mandamentos) podem solicitar-nos que remeteremos com gratuitamente a quem nos confirmar interesse pelo e-mail atalaiadesiao@yahoo.com.br

  • ricardo
    7 de fevereiro de 2010

    A palavra de Deus é a luz que ilumina o caminho que se deve seguir, e somente ela…
    O que eu acho; o que eu penso; o que eu gosto; o que eu suponho… nada disso tem valor… ninguém tem que achar; pensar; gostar ou supor algo que diz respeito à vontade de Deus.
    A SUA PALAVRA É QUEM DIZ QUAL À SUA VONTADE!!!
    Do contrario Deus não à teria enviado!!!
    SENDO ASSIM A PALAVRA NOS DIZ CLARAMENTE
    QUE O SABADO É O DIA SANTO DO SENHOR
    e não é necessario supor isto e nem interpretar!!!
    QUE DEUS ILUME À TODOS EM NOME DO SENHOR JESUS.AMÉM!!!!

  • ELIZANE CRISTINA
    8 de fevereiro de 2010

    LI ALG. PERG.E RESPOSTA , ESTOU ORANDA PARA Q.DEUS PELA SUA INFINITA MISERICÓRDIA ABA A MENTE DESTAS PESSOAS PARA ENTENDER Q.O SÁBADO É ALGUM IMPORTANTE PARA A SALVAÇAO, SEM A GUARDA DO SÁBADO NINGUÉM SERÁ SALVO, NÃO ADIANTA SER SERTINHO EM TUDO E NÃO GUARDA O SÁBADO, POR ISSO Q.NOS ADVENTISTAS ENFATIZAMOS TANTO O SÁBADO PORQ. O MUNDO JÁ ESTÃO CANSADOS DE SABER DE NASCIMENTO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS SERÁ Q.SÓ ISSO SALVA?

  • patricia
    9 de fevereiro de 2010

    meu nome é patricia e quero que todos saibam que, nós adventistas falamos sim do sabado, porque queira ou não o sabado é o dia de quarda, pois tudo que não é de Deus morre, mais a palavra de Deus dura para sempre e o sabado não começou ser revelado por Deus ontem, foi no começo da criação. mais tem um porém, falar de Deus é facil dificil é provar que realmente o amamos, na hora de fazer o que ele nos pede. abrindo mão muitas vezes da nossas oportunidades e sonho. é como uma prova de amor e o sabado é uma prova de amor, porque cristo fala: se me amardes quardareis os meus mandamentos, eu prefiro crer do que duvidar.. e vocês o que estarão perdendo em acreditar em algo tão real e bom, não é nada de mais, Deus não esta pedindo nada de mais, só para você acreditar nele algo tão inofencivo.

  • MIQUEIAS COSTA ALENCAR
    9 de fevereiro de 2010

    EU CREIO ASSIM:QUE O DIA DE SÁBADO REALMENTE É SANTO! E TEMOS SIM QUE FALAR DE jesus, orar pelos enfermos ajudar e ser caridosos com os necessitados nesse santo dia.
    más porque não fazer-mos todos os dias – quem sabe fazer o bem e não faz comete pecado .
    creio que vamos ser pagos pela nossas obediencias e obras aqui na TERRA .
    JESUS disse esta aqui quem é maior que o sábado.JESUS éo nosso descanso eo seu jugo é suave eo seu fardo é leve.
    Em JESUS sou livre e tenho descanso .
    vou fazer somente oque JESUS me mandou .
    pois foi ELE que veio a mando de DEUS pra salvar a mim ea ti irmãoss os mandamentos são amar à DEUS e depois á tí ea seus irmãos quem faz isso esta cumprindo a lei e os profetas .
    DEUS disse pra guardar o dia de sábado , JESUS disse para amar-mos um aos outros .
    DEUS E JESUS ENTÃO JUNTOS , UNIDOS .
    não seria melhor nós nos unir-mos mediante a ordem de amar?.

  • Sávio Oliveira
    10 de fevereiro de 2010

    Obrigado!

    que o Sábado abençoe a todos!

    Sábado o dia sobre todo dia!

    entenderam!

  • Kenia Oenning Akagi
    10 de fevereiro de 2010

    Deus eh tao maravilhoso que nos concedeu um dia especial para nossa comunhao com Ele, o sabado. Nao vejo a hora de ler esse livro e passa-lo a diante…Abracos a todos!

  • PAULO BELTRAO
    11 de fevereiro de 2010

    O sabado não salva, mas particularmente parece que o dia de sabado tem um brilho especial, não sei porque.
    Quando leio a minha biblia altero na minha mente o texto quando se refere ao sabado de descanso, pois sempre leio 7º DIA DO SENHOR.
    Quando vou para o livro EXODO observo que os dez mandamentos foi a unica parte da biblia que foi escrita com o dedo de DEUS me vem a impressão de ser algo intocavel.
    Quando leio o texto no Novo Testamento jesus, falando a respeito de NOVO MANDAMENTO VOS DOU, entendo que ele estava tentando explicar que os dez mandamentos para nós enterdermos e aplicarmos em nossa vida só faria efeito se enxergassemos, que tudo que DEUS faz é fruto do AMOR, por isto que no livro de MATEUS 5:17 a 19 tem uma afirmativa que até que tudo passe nem um jota nem um til sera tirado da lei até que tudo se cumpra. Abraço a todos!!!!!!!

  • LUZIA, CACOAL RO
    13 de fevereiro de 2010

    EU CREIO PLENAMENTE NO DIA QUE DEUS DEIXOU PARA NÓS DESCANSARMOS DAS FADIGAS QUE OCORRERAM DURANTE A SEMANA. DEUS TEM UM PROPOSITO PARA SEUS FILHOS. QUANDO SEPAROU ESSE MARAVILHOSO DIA É PORQUE SABIA QUE POR NÓS MESMO, NUNCA TIRARIAMOS UM DIA PARA ADORA-LO.CADA SEGUNDO DAS HORAS DO SANTO SÁBADO É SAGRADO, DEVEMOS RESPEITA-LOS POR AMOR A DEUS.

  • Antonia
    16 de fevereiro de 2010

    ANTONIA WEBER, CAMPO GRANDE MS.

  • maria de fatima da silva
    16 de fevereiro de 2010

    Eu tenho certeza, que todos os dias são tão santos, quanto o sábado.

  • Josilene Maria Pedroso Berejo
    18 de fevereiro de 2010

    Sabado é um memorial da criação,a Biblia diz todos os dias são abençoados mas
    o sábado é santificado. No mundo que vivemos hoje, se não fosse o sabado, não teriamos descanso, somente quem desfruta do descanso do sabado pode dizer: que dia santificado!!!!!!Experimente você tbem…

  • elias principe
    18 de fevereiro de 2010

    Em todos os dias Deus fez uma obra e o sétimo dia também é obra do senhor…
    Por isso vamos respeitar o dia do senhor. É dele, e nós não podemos fazer nada.

  • FRANCISCO CAMPOS
    19 de fevereiro de 2010

    AS ORIENTAÇÕES PARA IGREJA ESTÃO NO N.T.NÃO HÁ RECOMENDAÇÃO SOBRE O SÁBADO PARA A IGREJA.

  • Lúcia Chaves
    19 de fevereiro de 2010

    Devemos andar nos outros dias, do jeito que andamos no sábado, porém a bíblia é clara ao dizer que o sábado é o dia separado para ser santificado. A adoração a Deus no sábado deve ser muito mais intensa do que nos outros dias, de certo que devemos adora-lo todos os dias, mas o sábado, na bília diz: é o dia sepadado para DEUS. Penso que por isso a comunhão com DEUS nesse dia deve ser diferenciada dos outros dias. DEUS abençoe a todos.

  • Alexandre Barbosa
    20 de fevereiro de 2010

    Lendo os comentários, parece que o problema é a defesa do dia como algo santo ou não. Jesus é o Senhor do sábado e de todos os dias da semana. Separar um dia da semana para a santificação de si mesmo e adoração à Deus faz parte de seus mandamentos e deveria ser seguido como todos os outros mandamentos. Porém, a mudança do sábado para o domingo é algo que necessita realmente de um estudo aprofundado, e parece que o autor fez isto de maneira excelente. Se estamos pecando ao não guardar o sábado e infringir um mandamento do Senhor, isto deve ser observado. Não estou defendendo nenhuma tese aqui, mas creio que existem pecados que cometemos por falta de entendimento.

  • Mauro machado
    22 de fevereiro de 2010

    Se acreditamos ser a bíblia a palavra de DEUS e a manifestação de Seu caráter, não podemos basear nossa certeza em tradições humanas nem em achismos. Abíblia é clara em tudo, não seria diferente com relação ao Sábado.
    Tenha coragem, guarde-o e seja feliz.

  • valter cruz
    22 de fevereiro de 2010

    satanaz desde quando estava no céu ele tenta destruir a DEus.começou com a seduçao dos anjos que conseguiu separar uma grande quantidade com ele, para o pecado. no edem , seduziu tbem eva e a levou ao pecado ela e adao. e ele tambem que seduziu a mudar o dia de descanso do sabado para o domingo.. o domingo nao é nada mais que o dia de adoraçao do diabo. (satanaz), enquanto que o sabado continua sendo sempre o dia de Deus.qual voce prefere guardar

  • Arley
    22 de fevereiro de 2010

    Gostaria, de antemão, desejar a todos a paz do Senhor Jesus.
    Ao Miquéias Costa Alencar e Maria de Fátima da Silva.
    Irmãos, é fácil, mui fácil repetirmos aquilo que já se encontra no inconsciente coletivo, algo trabalhado durante séculos, posto que o mundanismo transformou igual aquilo que sempre foi diferente. Igualar o Sábado a qualquer outro dia é desconhecer os aspectos que norteiam a santificação do dia. Debalde, muitos atacam os que defendem a sua santidade pelo simples fato de desconhecerem os detalhes que levaram o credenciamento do domingo como dia de adoração que, de tão débil como sempre foi, nem mesmo é observado, a rigor, pelos que o defendem. Assim, como a ressonância peculiar dos sinos medievais, muitos repetem o mofado argumento de que qualquer dia é santo simplesmente para tapar o sol com a peneira. Em função do excasso espaço, não daria para reproduzir textos de certos ministros, observadores dominguistas, com relação ao assunto, como faz H.O Hicox, autor de Um manual da igreja Batista ao dizer : “Havia e há um mandamento a ser guardado – O Sábado, Talvez seja dito, e com ostentação de triunfo que houve uma mudança do sábado para o domingo – onde podemos encontrar o relato de tal mudança? Não no novo testamento, de forma alguma…”. Mais adiante conclui: “Nós bem sabemos que o domingo tem origem pagã, entrou pelas portas do fundo da igreja romana e foi dada ao protestantismo como um legado sagrado.” Belíssima confisão de erro, um belo “mea culpa”. Declarações dessse naipe mostram, finalmente que, ao contrário do que é propagado erroneamente no mundo cristão, o sábado é bíblico. Não vendo razão para o abono do domindo, o espúrio dia de repouso, muitos instruem almas sinceras a debochar da contagem divina dos tempos, anos, meses, semanas e dias, pois se não conseguem apoio para o indefensável, então atacam, en passant, o que não conseguem admitir. Fácil corromper as mentes.

  • José Ailton Viana
    23 de fevereiro de 2010

    Creio realmente que todos os dias são santos mas o Senhor foi claríssimo em sua palavra, devemos separar o sábado para nosso descanso semanal para melhor reflexão e cura do stress do dia-a-dia. Como diz a própria palavra que ” os homens tentariam mudar aquilo que o Criador deixou”, então assim surgiu o domingo que para muitos não produz descanso nenhum ao contrário traz preocupações ao seguinte dia que é a segunda-feira.
    A maioria está praticando os mandamentos só em parte, mas Deus nos quer de forma completa…ou pratiquemos os 10 ou nenhum.

    Super abraço a todos!

  • Emerson
    23 de fevereiro de 2010

    De fato todos os dias são especiais, mas vejo DEUS dizer:”LEMBRA-TE do dia de sábado”.
    Lembra-te= O que significa isso pra você?
    Também vejo DEUS dizendo:”LEMBRA-TE de que foste escravo no Egito e que o SENHOR, o teu DEUS, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o SENHOR, o teu DEUS, te ordenou que guardes o dia de sábado”.Deuteronômio 5:15
    É clara para mim, a comparação que DEUS faz entra o SÁBADO e a ESCRAVIDÃO.
    O faraó disse:”Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não dêem atenção mentiras” Êxodo 5:9. É bom ler o capitulo 5 todo de Êxodo.
    Vejo que a guerra que estava acontecendo naquela época está acontecendo hoje. independente do dia a questão é que DEUS disse:”O sétimo dia da semana é um sábado” Dia de descanso.
    Não é o que entendemos do dia de sábado que tem que fazer sentido.DEUS sabe, DEUS nos ama, DEUS orienta, Nós sabemos que Ele nos ama, seguimos seus conselhos.Sobre saber alguma coisa, disse Salomão:”Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a DEUS e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é essencial(dever de ou)para todo homem.Pois DEUS trará a julgamento tudo o que foi feito,inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.”Eclesiastes 12:13-14.Deus tenha misericórdia de nós!

  • Emersone
    23 de fevereiro de 2010

    Se DEUS quiser Vou procurar esse livro!

  • Emerson
    23 de fevereiro de 2010

    DEUS disse:”LEMBRA-TE do dia de sábado”.
    Todos os dias são iguais, mas Ele disse para lembrar do dia de sábado.
    DEUS disse:”LEMBRA-TE de foste escravo no Egito”.
    DEUS compara o dia de sábado com a escravidão!
    Êxodo 5. O Faraó mandou “aumentar a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não dêem atenção a mentiras”.
    O que eu posso dizer é que essa guerra é espiritual. Não tem à haver com entender, e sim com acreditar em DEUS e obedecer. Isso é fé. Adão e nós, pecamos quando não cremos .

  • Emerson
    23 de fevereiro de 2010

    Fé é a certeza daquilo que não se vê.Fé está ligada a obedecer a DEUS, mesmo sem entender o propósito profundamente.
    DEUS criou o céu a terra, o mar e as fontes das águas, preparou tudo e deu de presente a Adão.
    A serpente veio até Eva, e questionou, e deu sua explicação.
    Tanto Eva como Adão preferiram dar créditos aos argumentos da serpente. Não deram atenção à orientação de DEUS. Essa é a nossa natureza humana. Resolvemos as coisas sem pedir conselhos a DEUS, sem nem considerar o conselho que DEUS já deu.
    Por favor! Quem é casado me responda! Você trabalha? Sua esposa trabalha? Todos dois tem folga no mesmo dia da semana? Vocês tem filhos? A folga de vocês é no mesmo dia da folga de seu filho na escola?Sua visão sobre um dia especial de descanso vai depender das suas respostas.

    Ouvi um dia, um especialista em seres humanos que não se dizia cristão, mas que defendia baseado em pesquisas que, nós seres humanos precisamos de um dia de descanso dentro de um ciclo de sete dias. Ele dizia:Existe um ciclo de sete dias para o ser humano. Dentro desses sete dias o ser humano precisa descansar em um dia. Ele ainda disse que precisamos nos abster de lixos informativos.Disse que nossa mente precisa descansar. A ciência admite que precisamos de um dia de descanso dentro de um ciclo de sete dias. Pode ser qualquer dia? E se eu estiver de folga e minha esposa estiver trabalhando? E se eu e minha esposa estivermos de folga e nossos filhos estudando na escola nesse dia? Vejo que precisamos de um dia de folga em comum! Esse dia poderia ser o domingo? Se for tem só um problema! Esse não foi o dia orientado por DEUS como dia de descanso.

  • Edmilson Ferreira
    24 de fevereiro de 2010

    Que pena que a cegueira espiritual ainda atinge a visão de alguns. ainda bem que são poucos. Não é preciso teologia pra qualquer um saber que o decálogo e todas as outras leis cerimoniais faziam parte da lei de Moisés que foi dada por Deus como sombra de bens futuros , para mostrar o caráter maligno do pecado e mostrar aimpossibilidade do homem obedecer a Deus e toda esta lei incluindo o sábado foi invalidado não por Deus mais pelo próprio homem devido o não cumprimento da lei em sua totaliadade permissão de Deus para que o mesmo reconhecesse sua total depedencia de Deus e abraçase o presente de Deus (a salvação por intermédio do evangelho da graça e não da Lei.Cristo cumpriu toda Lei por nós menos o sábado de quem ele é o senhor e se tornou o nosso eterno descanso, ele é o nosso sábado e a guarda de qualquer dia não é mais necessário pois todos se tornaram nosso sábado porque nele encontramos (descanso) para nossas almas Mt.11:29. A guarda do sábado está estritamente ligado ao povo de Israel e ao velho testamento, todos os mandamentos do decálogo Jesus repetiu para que observássemos no novo testamento menos a guarda do sábado. E Deus já havia falado que a velha aliança pela lei de Moisés seria substituida pela nova aliança pela graça de Cristo (TT.2:11)(Hb.10:9). A palavra de Deus é clara e não abre espaço para especulações e congecturas. Quer guardar dias? não vejo pecado nisto só não venha colocar a guarda de dias como requisito para mostrar obediência a Deus ou como garantia de salvação pois estarão mais uma vez invalidando para vós o sacrificio de nosso Senhor e Deus não é menino. Em Cristo nem sábado nem domingo tem qualquer valor diferente pois em todos eles o senhor nos trás descanso das fadigas que o pecado trás. Saia da cegueira.

  • ED
    25 de fevereiro de 2010

    Procurem saber como os batistas do sétimo dia guardam o sábado, porque eles não fazem do sábado um ponto de salvação. E olha que muitos batistas do sétimo dia pagaram com a vida por guardarem o sábado e manterem essa doutrina até hoje. Não pertenço a essa denominação. Apenas fiz um trabalho acadêmico sobre o assunto.

  • Emerson
    25 de fevereiro de 2010

    Quando eu era menino, aprendia qual era o caminho bom através da disciplina que minha mãe me dava.
    Quando me tornei adulto, comecei a ver o sentido que fazia os conselhos que recebia de minha mãe e do meu pai.
    Quando me tornei pai, meus olhos se abriram!
    A graça está, em fazer algo que é bom pra nós, sem precisar ser disciplinado.
    A graça está nas mãos de DEUS, que nos dá sem merecer-mos, todas as bençãos do seu Reino eterno.

    Preste atenção a escritura que JESUS se refere ao expulsar os vendilhões do templo. JESUS disse:”Pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”Marcos 11:17.Ele está se referindo a Isaías 56:1-8.A propósito! Lá está descrito a salvação para os gentios.Leia com atenção e verá que o sábado não foi instituído só para o povo de Israel.
    Com relação à lei cerimonial.Vejo que realmente foi extinta.Com todas as coisas relacionadas a purificação do povo e do templo, porque tudo isso era a representação da pessoa de JESUS CRISTO.Os judeus sempre relacionavam as alas do templo como: O caminho=primeira ala; A verdade=segunda ala; A vida=a terceira ala.
    JESUS disse:”Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
    Quando Jesus entregou o espírito, o véu do templo se rasgou, DEUS não está mais ali más nos corações que o amam. JESUS é o cordeiro que tira o pecado do mundo.Ele é que nos purifica dos nossos pecados.Mas se vivermos em pecado perdemos a graça!
    Também existia o sábado cerimonial que era o dia da expiação, e não tem nada a haver com o sétimo dia da semana.”Esse é um decreto perpétuo para vocês: No décimo dia do sétimo mês vocês se humilharão(jejuarão)e não poderão realizar trabalho algum”.Levítico 16:29. É bom ler o capítulo todo.Esse era um sábado cerimonial, como as festas de lua nova.Ler levítico 23:26-32.

    Quando ler a bíblia, leia em voz alta para que você não somente leia mas escute o que está lendo.A fé vem de ouvir a palavra de DEUS.
    Edmilson! Ore por nós, para que DEUS nos traga a verdadeira liberdade.Pois depois da morte não há mais tempo para achismo tanto para você como para mim. Que DEUS, com sua misericórdia abra os nossos olhos. Em nome de JESUS. Amém!Leia o livro!

  • Bruno dos santos silva
    25 de fevereiro de 2010

    Tenho certeza de que o dia de sábado é o verdadeiro dia de adoração ao Senhor.Não consigo entender por que as pessoas se negam a aceitar essa realidade.Jesus em certa vez falou que no dia de sábado é lícito fazer o bem,e não trabalhar!.quando Jesus pregou sobre a ovelha que cair no buraco lucas 4:5 ele não quiz dizer que era para nós trabalharmos nesse dia,não importa se outras pessoas dizem que o dia de adoração,e outro,o que inporta é saber da seguinte frase:SE ME AMAIS GUARDEIS OS MEUS MANDAMENTOS JOÃO 14:15.NÃO PENSEIS QUE VIM REVOGAR A LEI,NÃO VIM REVOGAR VIM CUMPRIR.MAT 5:7 GUARDAI OS MANDAMENTOS DE MEU PAI ASSIM COMO EU TENHO GUARDADO.
    ESSAS SÃO AS PALAVRAS DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

  • josiane carvalho de matos
    25 de fevereiro de 2010

    Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito como o sol ao meio-dia. Salmo 37:5,6 Este é um dos versicolos q eu mais gosto.

  • katia
    26 de fevereiro de 2010

    Realmente esta na biblía q sabado é um dia santo,mais tudo q é idolatria é pecado as pessoas as vezes veneram tanto o sabado q esquece dalei principal q Jesus deixou, q é amar a Deus sobre todas as coisas e a teu proximo como a ti mesmo,são tão rancorosas q n consegue nem perdoar a seus proprios irmãos e depois idolatram o sabado que o principal o amor, o perdão ou sabado? Ja pensou se todo o mundo parace de trabalhar no sabado os médicos, a laite {luz} tudo realmente parace o mundo seria um caus, amem uns aos outros essa lei principal tenham muito amor no coraçao por seus irmaos de sangue e aquele irmão em Cristo pq afinal somos todos irmaos. E q as paz de Deus esteja sempre com todos q ler esse comentarios os amo só de pensar q vcs existem e somos filhos do mesmo pai bjssssssss

  • ANDRESSA
    26 de fevereiro de 2010

    ACREDITO SIM NO SANTO SABADO MASSSSS, O QUE ADIANTA EU GUARDAR O SABADO COMO DIA SANTO E BLASFEMAR ,JULGAR,RECLAMAR ,DESCUMPRIR A VONTADE DE deus TODOS OS OUTROS DIAS DA SEMANA,JA FUI ADVENTISTA E ACREDITO MUITO NAS DOUTRINAS E NA MINHA FÉ TANTO QUE MESMO ESTANDO AFASTADA TEM SIDO MUITO ,MAS MUITO ABENÇOADA MESMO ,HOJE TENTO LEVAR MINHA VIDA COM MAIS AMOR .AMOR SINCERO E VERDADEIRO,TODOS OS DIAS SÃO DIAS DE ESPERANÇA

  • leandro galindo
    27 de fevereiro de 2010

    eu sou adventista do setimo dia ,e gostaria de saber porque tem tanta gente querendo mexer nas coisas que Deus deixou escrita na biblia genta estamos falando da palavra de Deus nao é de qualquer um temos que promover sim o dia que o nosso pai eterno nos deu em especial que é o santo SABADO do Senhor .
    nao vamos deixa que queiram mudar isso esta escrito que Deus e o senhor do sabádo e ponto nao o domingo… vamos louvar a Deus o nosso Senhor do SABÁDO…

  • abrahao ferreira
    28 de fevereiro de 2010

    nao tenho duvidas quanto ao dia de repouso SABADO nao somente isto mas segundo o profeta Isaias os sabados nos servirao da sinal entre seu povo e seu DEUS

  • Humberto de Souza Junior
    1 de março de 2010

    Se todas as pessoas entendessem e seguissem os conselhos de JESUS, o mundo estaria de uma forma agradável de se viver e todos seriam alegres e amariam uns aos outros. Realmente, o sábado é o memorial da criação. Guardá-lo, é respeitar a Deus e amá-lo até que chegue a hora de irmos para a eternidade.

  • luciene chaves
    2 de março de 2010

    Para min o sabado e sagrado vou a casa do senhor louva-lo e isso me da mais forca para proseguir nao sei como seria sem o sabado: um dia de descanso para as coisas materiais eum dia cheio de acoes para com meu DEUS e meu proximo.

  • Emerson
    3 de março de 2010

    Vejo que alguns pensam que se as pessoas parassem de trabalhar no sábado, o mundo seria um caos. Acordem! O sistema desse mundo é um caos por causa da desobediência do homem que se acha mais sábio do que DEUS!
    Desde a época de Adão o homem se afastou da vida perfeita sem morte, sem dor , sem choro, sem nem um tipo de sofrimento.Mas DEUS enviou seu filho JESUS CRISTO para restaurar nossa comunhão com ELE, e assim através da comunhão com DEUS, e assim enxergasse-mos o caminho para a eternidade ao lado do nosso criador.
    O que é a fé? Acreditar nos planos de DEUS. Fé não é só acreditar que eu sou salvo, mas sim ouvir os conselhos de DEUS e pratica-los.
    Assim foi a fé de Abraão. Ouviu o conselho do CRIADOR e colocou em prática.
    Disse JESUS:”Quem ouve essas minhas palavras e as pratica, é como um homem que construiu a sua casa na rocha…”.
    Alguns acham que o padrão desse mundo é perfeito, mas não é!
    Abramos os nossos olhos!Todos os dez mandamentos precisam estar baseados no amor a DEUS e ao próximo. É preciso estar agora buscando o padrão de DEUS. Disse JESUS:” Vejam os farizeus e mestres da lei…”"Façam o que eles mandam mas não façam o que eles fazem”.Alguns Farizeus e mestres da lei eram hipócritas(julgavam mas não praticavam).Não seja hipócrita você.Faça o que DEUS aprova.
    JESUS tirou o fermento e deixou os ensinos de DEUS puros como realmente são. Leia a bíblia e dê uma pesquisada nesse livro e verá! DEUS abençoe a todos com as bençãos espirituais que nos dão alegria em qual quer direção que ELE mandar! Confiem em DEUS e não na sua sabedoria. Realmente não adianta eu guardar o sábado e não obedecer os outros mandamentos e com amor, mas isso não anula nenhum mandamento se quer.Pois JESUS disse:”Não desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra” e para que mesmo assim existisse algum tipo de duvida Ele disse antes:”Enquanto existirem céus e terra “.Mateus 5:17-20. Ainda existem céus e terra? JESUS não deixou espaço para duvidas.
    Ponha a prova o seu coração diante da palavra de DEUS. Provérbios 3. Jó 42:1-6.
    Não queira se justificar nos erros dos outros!

  • Emerson
    3 de março de 2010

    E para que mesmo assim não existisse qualquer tipo de duvida Ele disse:”Enquanto existirem céus e terra”.

  • carlo
    5 de março de 2010

    El sabado es el dia que rejistra la biblia el sedtimo dia es el dia que la Iglesia debe de oserbar

  • raissa fernada
    9 de março de 2010

    Uma coisa mi leva a pensar mi leva a pensar, por que muitas pessaos dizem ki o sábado foi mudado, ate porque mesmo isso não esta na biblia, ate porque uma pessoa de outra religião, mi disse ki o sábado não foi feito pra nós, e tam bem não foi feito pra agente cumprir, e tambem ele mi disse qui só JESUS pode cumprir, ai mi veio uma pergunta na cabeça, e pensei em perguntar pra ele, só ki eu naõ perguntei, fikei comedo da agente discutir… a pergunta é (se JESUS cumpriu os dez mandamento,em tão ker dizer ki agente não pode cumprir)essa é a minha pegunta…porque, pelo o ki eu saiba os dez mandamento foi feito pra si cumprir e creio qui o sábado foi feito pra si guadar, é qui muitos nos criticam isso, mesmo nos criticando, devamos guadar o sabado, porque a biblia diz qui devamos gauadar todos os dez mandamentos.

  • ELIAS DE ANDRADE PIMENTEL
    9 de março de 2010

    Os quatros primeiros mandamemtos esta relacionada em amar a Deus sobre todas as coizas portanto para amar a Deus sobre todas as coisas terei que guardar os quatros primeiros mandamentos inclusive o sabado. Os outros seis esta relasionado em amar ao proiximo como a ti mesmo portanto para amar o proximo como a mim mesmo terei que guardar os ultimos seis mandamentos concluimos então que amar a Deus sobre todas a coisas e ao proximo como a mim mesmo e guardar toda a lei

  • Ruth Cunha Parisi
    11 de março de 2010

    não tenho duvida q sabádo é do senhor aos sabados vou pra igreja e passo o dia até o por do sol mas meus irmãos adventista q vão só aõs sabados temos q ir também quarta feiras e domingos fico muito triste em ver a igreja vazias nesses dia….temos q orar muito pra termos comunhão com nosso Deus e a nossa igreja ruth

  • MESAQUE
    12 de março de 2010

    AI ESTA A RESPOSTA. VAO AO SABADO, MAS NAO VAO AS QUARTAS E DOMINGOS. UE!! VAO ADORAR O SABADO OU AO SENHOR DO SABADO! por isso que paulo deixa claro. nao fazendo acepcao de dias nem de coisas. Jesus tambem e o senhor do SABADO!E DE TODA A SEMANA.

  • Tereza
    14 de março de 2010

    SE ME AMAIS GUARDAREIS OS MEUS MANDAMENTOS JOÃO 14:15. “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”.(Mateus 5:17) E é bom lembrar que isto está no Novo Testamento.
    Ele diz ainda:
    GUARDAI OS MANDAMENTOS DE MEU PAI ASSIM COMO EU TENHO GUARDADO.
    ESSAS SÃO AS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, não são minhas.
    Então queridos irmãos, essas passagens bíblica já declaram, fielmente, que o sábado, e, não o domingo, deve ser guardado, pois qdo Deus resumiu os mandamentos em dois Ele de forma alguma anulou a extenção dos dez. Pois se vc ama a Deus sobre todas as coisas, vc não vai adorar ídolos, não usará seu santo nome em vão, guardará o sábado que é o quarto mandamento,etc. E se vc ama ao seu próximo como a si mesmo, vc não matará, não roubará, não cometerá falso testemunho, não cobiçará nada do que é de seu próximo, etc. Viram? Que o resumo dos mandamentos em dois não anula a extensão dos dez? Porque os dez estão incluso nos dois, o que enfim, tudo se resume no amor e na obediência a Deus. E não é Deus que precisa de descanso, mas nós homens. Por isso Ele disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”. Ele nos deu esse dia para nos deleitarmos e descansarmos de toda fadiga do dia a dia, nos dedicando só a Ele e fazendo o bem ao nosso próximo com mais tempo e dedicação. Por essa e por outras passagens bíblica onde mostra claramente a observância do sábado é que eu entendo, definitivamente, que o sábado deve ser guardado. Pois Deus abençoou todos os dias, mas o´Sábado Ele o santificou. Então irmãos,lembremos de guardar o Sábado como Ele, nosso próprio Deus nos pede pra lembrá-lo e guardá-lo. Diz ainda nas escrituras, que as mulheres qdo viu Jesus ressuscitar foram orar no Sábado como manda os mandamentos. Que Deus abençoe a todos e lhes dê sabedoria para entenderem que o homem na idade média pisou na verdade de Deus. Pois também é bíblico quando o próprio Deus diz: Que o homem mudariam os tempos e a Lei e pisariam nos Santos do altíssimo, que são os remanescentes, ou seja, aqueles que até hoje são fies a sua palavra: Às Escrituras. E só conhece quem procura conhecer, pois Ele também disse: Examinai às Escriutras porque julgai ter nelas a vida eterna e são elas mesmo que testificam de mim. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Pensem nisso, e façam essa viagem maravilhosa e eterna, estudando as Escrituras. Que Deus abençoe a todos.

  • Walter Pinheiro
    20 de março de 2010

    Não somos nós que guardamos o Sábado, mas o sábado que nos guarda da idolatria, do egocentrismo, do ritmo maluco imposto pelo sistema capitalista e consumista, que além de consumir nossos valores nos rouba o direito de escolha consciênte.

  • ZENILDA SOUZA NOGUEIRA
    14 de abril de 2010

    SOU ADVENTISTA HÁ 48 ANOS E O QUE EU ENTENDO É QUE EU SOU SALVA PELA GRAÇA DE CRISTO QUE DEU A SUA VIDA POR MIM PECADORA,MAS PORQUE SOU SALVO E EM OBEDIENCIA AO SEUS DEZ MANDAMENTOS,É QUE GUARDO O SABADO POIS FAZ PARTE DO MESMO.PORQUE GUARDAR NOVE E NÃO DEZ,SERÁ QUE DEUS MUDA? POIS ELE DISSE EM SUA PALAVRA QUE NEM UM J OU UM TIL SE OMITIRIA DA LEI,E PORQUETROCARAM O SABADO PELO DOMINGO? SERÁ QUE ALEI DOS HOMENS É MAIOR DO QUE A DE DEUS?PENSEM NISSO,JESUS ESTA VOLTANDO.

  • helineia fontes
    15 de abril de 2010

    Caro amigo,na biblia está escrito que o sábado é o selo de Deus,é o sinal entre Deus e seu povo.Sendo o sabado feito apenas para os judeus como voçe se refere,todos nos estamos perdidos.ou a biblia pra voçe só é válida o novo testamento? se o antigo fosse anulado ele não existiria ,nem no proprio livro da biblia.,Mas Jesus disse,depois continuo,não acabei,palavra de DEUS é linda e tem de ser dita como ela é…

  • horminda
    17 de abril de 2010

    os cristãos guardam o domingo porq Jesus recitou no domingo, e depois da ressureiçao ele apareceu sempre no domingo. Entaõ tornou-se o dia do Senhor

  • ZENILDA SOUZA NOGUEIRA
    19 de abril de 2010

    LEIAM POR FAVOR SÃO TIAGO 2 VERSICULO 10 AO 13.PORQUE FOI DADO SO AOS JUDEUS SE ESTÁ NO NOVO TESTAMENTO E MAIS SAO JOAO ESCREVEU NA ILHA DE PATMOS 100 ANOS DEPOIS QUE JESUS RESSUSCITOU ,EM APOCALIPSE 14 VERSO 12 AQUI ESTA A PERSEVERANÇA DOS SANTOS OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS E TEM A FÉ EM JESUS ,O QUE É PERSEVERANÇA? SE FOSSE PRA SE GUARDAR O DOMINGO ELE NÃO TERIA FALADO. POIS O APOCALIPSE E O LIVRO DAS REVELAÇÕES,PENSEM NISSO E LEIAM MAIS A PALAVRA DE DEUS CONFRONTANDO PASSAGEM POR PASSAGEM E NÃO SE APEGANDO EM UM SO PONTO.QUE O ESPIRITO SANTO OS ILUMINE.

  • roberto
    20 de abril de 2010

    Se alguém realmente crê que deve guardar o sábado do AT, pergunte a um judeu se o sábado é para todos ou uma mandamento dado somente aos judeus. Já que os protestantes optaram pela versão judaica do AT, a interpretação desta, por coerência, também deve ser dada também pelos judeus. Mas como sei que coerência é algo que falta a muitos que aqui posta, acho que ninguém vai fazer isso (por medo de descobrir que esta errado).

  • ELIENE
    22 de abril de 2010

    EU SÓ SEI DIZER O DEVEMOS GUARDAR OA DEZ 10 MANDAMENTOS QUE É A LEI MORAL QUE NÃO FOI ABOLIDA E QUE A FÉ NÃO INVALIDA A LEI E OS PROFETAS . OBEDEÇA AO SENHOR E SEJASALVO. ELIENE

  • ZENILDA SOUZA NOGUEIRA
    23 de abril de 2010

    querida Horminda me mande a passagem biblica que JESUS DEPOIS DE SUA RESSURREIÇÃO SO APARECEU NO DOMINGO.

  • Qual a correta explicação de Colossenses 2:16? « Adventismo em Foco
    23 de abril de 2010

    [...] texto no argumento de que a guarda do sábado foi abolida com o advento do cristianismo. Uma análise da história do cristianismo mostraria que os cristãos primitivos guardavam o sábado. Porém, a maioria das pessoas mal possui [...]

  • Geraldo
    26 de abril de 2010

    O SÁBADO CHEIO DE REGRAS FOI UMA LEI SOMENTE PARA OS JUDEUS (ÊXODO 20.2; DEUTERONÔMIO 5.1-3).Havia até uma lista de 39 verbos (trabalhos) que não podiam ser feitos naquele dia. O SÁBADO QUE AGUARDAMOS É O CÉU (HEBREUS 4.9-11).

    APRENDA COM JESUS A INTERPRETAR A PALAVRA DE DEUS.
    O judaísmo do tempo de Jesus estava cheio de usos errados das formas-funções estabelecidas no Velho Testamento. O método de Jesus para interpretar a Bíblia é exemplo para nós. Jesus buscava compreender a “intenção original do Criador” ao ensinar um mandamento. O Sermão da Montanha está saturado de exemplos deste tipo de interpretação ou no discurso contra os líderes religiosos (Mateus 23). “Não adulterarás”, no entender de Jesus, é uma recomendação à pureza de mente e não apenas a proibição do ato ilícito (Mateus 5.27-28). Jesus está expondo as intenções de Deus e não apenas a “letra” do mandamento. O caso de Marcos 10.2-12 é do mesmo tipo

    O modo como a tradição judaica encarava o sábado também era um exemplo desta distorção das formas e funções testamentárias. O SÁBADO DEVERIA SERVIR PARA DESCANSO E MEDITAÇÃO, MAS ACABOU SENDO TRANSFORMADO EM UM PESADELO DE REGULAMENTOS E LISTAS “PODE E NÃO-PODE”.

    Caro EMERSON, eu te faço ALGUMAS perguntas:

    1ª – Se por acaso em um dia de sábado chover torrencialmente e a correnteza começar a invadir sua casa, você vai trabalhar de maneira a conter a invasão da água salvando seus pertences ou vai deixar de fazer a sua vontade e esperar o fim do dia para só então trabalhar na contenção da água?

    2ª – Se por motivo de força maior, num dia de sábado em seu emprego você fosse designado a substituir um colega em uma casa de máquinas com funcionamento de 24h em que o maquinário teria que permanecer sempre ligado e em vigilância, por exemplo: A comporta de uma represa que a depender das condições de vazão da água teria que ser aberta ou não para conter a inundação de uma determinada cidade. O que você faria? E depois me diga o que é lícito para você, certo?

    3ª – Se no por do sol de uma sexta feira tenha ocorrido um pequeno circuito em sua casa de simples solução, mas que tenha deixado sua casa às escuras com alimentos na geladeira, insegurança na residência… Você consertaria este pequeno fio que se partiu ou só iria reparar este defeito após o sábado?

    4ª – Se ocorresse um vazamento de água na tubulação de sua pia, você consertaria ou deixaria pra fazer só depois do sábado deixando toda água alagar sua cozinha?

    Um trabalhinho = TRABALHÃO. TUDO É TRABALHO POR MENOR QUE SEJA.

    Lembre-se, muitos judeus e fariseus eram legalistas porque no Antigo Testamento não havia brechas no SÁBADO para REALIZAÇÃO DE QUALQUER TIPO DE TRABALHO OU OBRA (êxodo 20:10; e 31:15), sendo que em êxodo 31:15 é ainda mais rigoroso ao afirmar que aquele que FIZER ALGUMA OBRA MORRERÁ, por isso é que nos devemos direcionar a Jesus que veio a nos dar uma nova interpretação do Sábado.

    JESUS COMBATEU A TRADIÇÃO JUDAICA MUITAS VEZES, ESPECIALMENTE AS TRADIÇÕES COM RESPEITO AO SÉTIMO DIA. Há uma grande quantidade de situações onde Jesus entrou em choque com os judeus nesta questão (Marcos 3.1-6; Lucas 13.10-17; 14.1-6; João 5.1-9,16-17; 7.22; 9.1-14). Jesus, e até mesmo a maioria dos judeus, achava essa obsessão pela legalidade um absurdo (Mateus 12.11; Lucas 14.5, também 13.15).

    EU NÃO SOU CONTRA O SÁBADO, SOU CONTRA A MANEIRA OBSESSIVA E LEGALISTA COMO MUITOS O GUARDAM, ASSIM COMO EU SOU CONTRA COMO OS MUITOS JUDEUS E FARISEUS O GUARDAVAM. NÃO PODEMOS FAZER DO SÁBADO UM OBSTÁCULO EM NOSSAS VIDAS. JESUS DISSE, É LÍCITO FAZER O BEM NO SÁBADO. O QUE É BEM O SEU TRABALHO JUSTO E LIMPO EM QUE VOCÊ DÁ DE SUSTENTO A SUA FAMÍLIA OU FICAR DESEMPREGADO SÓ PORQUE SE RECUSOU A TRABALHAR EM UM DIA DE SÁBADO EM QUE OCORREU UM IMPREVISTO NA EMPRESA? NÃO ESQUEÇA DE RESPONDER AS MINHAS 04 PERGUNTAS.
    FIQUE COM DEUS!

  • Erivaldo
    30 de abril de 2010

    se DEUS escreveu os dez mandamentos com seu propio dedo em tabua de pedra o que isto quer dizer algua coisa
    e por que logo o sabado amigos abra o olho. abiblia e bim
    clara sobre o sabado guarde quem quizer mais e para se guardado pelos filhos de DEUS:

  • Erivaldo
    30 de abril de 2010

    amigos quando O SENHOR DEUS fez o mundo nao insistia niguem e foi ai que ele fez o sabado e descançou com foi para os judeus eclesiaste 12:13-14 fala que a lei foi dada
    para todos os homens o sabado foi guardado por todos os filhos de DEUS de todos os tempo no velho e no novo testamento

  • Ellen
    5 de maio de 2010

    Eu sou adventista há 6 anos e hoje tenho 14 anos desde de bem pequena minha mãe me levava para a igreja com a minha irmã e é por isso que eu tenho certeza que a igreja verdadeira é a adventista do setimo dia

  • emb
    6 de maio de 2010

    conheço homens e mulheres sérios que buscam a Deus e
    procuram servi-lo fiélmente , dedicam suas vidas , vcs acha que Deus os deixariam enganados , não teria dito a estes milhões de seguidores fiéis que eles estão errados ? só vcs adventistas creem assim ,sejam inteligentes e pensen , esta exclusividade é só de vcs ? com tantos teólogos renomados e tementes a Deus, abram o coração para a correta interpretaão da biblia, apoie só nela…

  • uilma
    18 de maio de 2010

    não sou adventista mas gosto de ler a biblia e tenho certeza q as palavras de deus foram deixadas para ser colocada em pratica e nada q foi escrito se apagou,acho interesante pessoas param no dia de sabado para adorar um santo qualquer.mas ñ é capaz de adorar a deus nesse dia q ele deixou para irmos au encontro dele.DEUS deixou a lei dele para melhora nossa vida nesse mundo tão pecador,se fizese-mos u q estar escrito tenho certeza q ñ tinha tanta pedofilia,homicidios,inveja,intolerância com o proximo,crueldade.gente os mandamentos é uma coisa boa vcs colocam como se fosse pecado segui a lei de jesus.E tem q ser toda e não pela metade.deus não deixou metade de um peixe ou so as patas do leão ou ate mesmo vc só com o tronco.q cumpra-se toda sua palavra!

  • Jobson
    18 de maio de 2010

    Oi Uilma, muito legal o seu comentario. Realmente o mundo sera bem melhor quando nos procurarmos guardar os dez mandamentos, pelo poder do Espirito Santo.

  • valeria
    19 de maio de 2010

    com a guarda do sábado aprendi a ter mais tempo para o meu proximo e a ter um dia todo(24h)dedicado a Jeová me desligando das coisas materiais e me alimentando espiritualmente.Claro que não devemos dedicar só o sábado a deus,mas é que Deus o santificou(ou seja,o separou para Ele).Sou feliz por separr um dia da semana para me dedicar a minha vida espiritual e ajudar os outros como posso.

  • Gestor
    25 de maio de 2010

    O Senso comum do céu inclui o sábado como normal, aceito, e o repouso neste dia é seguido por todos lá e será observado por nós quando subirmos em breve. Devemos manter o foco no equilíbrio em relação ao que damos ênfase em nossas campanhas evangelísticas-missionárias. O sábado é bíblico, Jesus o guardava, nós devemos imitar nosso mestre, mas não podemos tornar o sábado o centro de nossa pregação e sim uma das partes essencias anexadas ao conhecimento da salvação de Jesus Cristo na cruz.

  • Gestor
    25 de maio de 2010

    No meio evangélico se aceita o dízimo e as ofertas como sendo uma instituição de Deus, o Senhor. As primeiras referências e manifestações relacionadas a estas instituições aparecem no VELHO TESTAMENTO. Por isso, segundo os evangélicos, que creem na inutilidade do velho testamento, devem ser consideradas(O DÍZIMO E OFERTAS) como abolidas, devido a fazerem parte da LEI DE MOISÉS E DOS ANTIGOS RITOS ABOLIDOS NA CRUZ. O sábado foi relembrado aos homens no velho testamento. Moisés pediu ofertas no Velho testamento. O Dízimo foi ordenado no velho testamento.

  • Gestor
    25 de maio de 2010

    A maioria nunca teve razão!
    É verdade que quase todas as denominações não aderem ao sábado como uma instituição de Jesus(MC2:27;EX20:8a11), e talvez concientemente aderem ao domingo dos homens, mas todos que quiserem se tornar conhecerdores da vontade de Deus e buscarem com sinceridade, serão abençoados com conhecimento suficiente para escolherem qual é o melhor caminho a seguir. A bíblia oferece um caminho que não está na moda, e não é seguido pela maioria, mas traz felicidade e segurança.

  • VALDEMAR
    12 de junho de 2010

    A GRANDE VERDADE É QUE TODOS OS ADVENTISTAS, ASSIN COMO DAVI AMA A LEI DE DEUS.
    ENQUANTO OUTROS ASSIN COMO DIABO, ODEIA A LEI DE DEUS. APOCALIPSES 12:17

  • GERALDO
    19 de junho de 2010

    DESSE JEITO VALDEMAR VOCÊ NÃO VAI GANHAR UMA ALMA, PARECE QUE SÓ OS ADVENTISTAS AMAM A LEI DE DEUS E SERÁ QUE TODOS AMAM MESMO? RESPONDA POR VOCÊ E NÃO PELOS OUTROS.

  • Rosangela
    19 de junho de 2010

    Se amarmos o nosso próximos como a nos mesmos e a Deus sobre todas as coisas é simplismente óbvio q seremos obedientes a Seus mandamentos e com amor os guardaremos,para q assim possamos nos reunir com o Próprio Deus..FELIZ SÁBADO !

  • Manoel
    16 de setembro de 2010

    Acredito piamente que as determinações divinas devem ser observadas, tanto no sentido de se identificar o que Ele deseja como de procurarmos fazer. Jesus Cristo em momento algum fez apologia contra os mandamentos de Deus. Ele realmente revogou leis. Tais leis tratavam apenas de punições contra as violações das normas. Observe-se que nos Dez Mandamentos não há nenhum preceito sancionador quando a quebra de mandamentos.
    O Grande Mestre, ao revogar as penalidades, institui de forma clara a lei do perdão, não compreendida por muitos. O moço rico questionou a Cristo sobre a salvação e Jesus lhe respendeu: Guarda os mandamentos. Então, é obvio que nada Ele tirou. Mas ressaltou que as ações cristãs devem ser realizadas com sentimentos de amor.

  • Samuel
    8 de outubro de 2010

    … com sentimentos de amor e com sentimentos de justiça pois, a fé sem as obras é morta em sí mesma, e é exatamente por isso que quando Jesus curava um doente enquanto esteve aqui nessa terra, ele também dizia: “… vá e não peque mais.”, ou seja, vá e não transgrida mais a Lei de Deus, somente em Cristo vemos o ministério da Justiça em sua forma plena, onde o Amor e a Justiça se beijam, onde pela graça somos salvos, mediante a fé e testemunhamos do Amor que veio viver uma vida sem pecado, para nos limpar de nossos pecados e nos prover forças para vencer o mundo pois, Ele venceu o mundo, e essa é a vitória da Fé em que guardemos os mandamentos e mantemos a Fé em Jesus.

  • Marcos
    23 de outubro de 2010

    O que a Bíblia diz? Sábado ou Domingo como dia de guarda? Qualquer um que leia a Bíblia vai ver claramente nas escrituras que é o Sábado. As pessoas querem inventar querem questionar, mas não tem jeito, está escrito. Deus disse e assim devemos fazer. Não tem o que questionar, o descanso sabático é fato. O problema é que muitos não querem viver pela fé e ficam questionando, filosofando, inventando coisas que não está escrito. Meus amados que ainda não descançam no Senhor aos sábados, não vá pelo que os seus pastores falam, vão pelo que está escrito, pelo que Assim diz O Senhor. Mais uma vez eu digo ninguém quer viver pelo o que está escrito, as pessoas são desobedientes desde que nascem e não aceitam as determinações de seus pais, e acabam se dando mal na vida. Meus queridos se Deus estiver batendo na porta do teu coração, não tranque a porta, mas abra a porta do teu coração e deixe Cristo trabalhar na tua vida. E eu tenho certeza que Ele vai te dizer que não só o sábado mas outros assuntos mal compreendidos no mundo cristão serão esclarecidos. Assuntos com “a verdade sobre a morte” , “o santuário” , e muitos outros. Quando entrares num site adventista não entre com preconceito em mente e sim com “o espírito dos bereanos”. Obrigado! E Que Deus os abençõem!

  • Misael
    28 de outubro de 2010

    Benção, paz e amor a todos.
    A questão não se resolve porque alguém pesquisou ou não a história. Ela se resolve com o Novo Testamento, onde estão os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos e de Paulo, que, não sendo dos 12, foi escolhido por Cristo.
    A partir disso, leia-se que no Novo Testamento se diz:

    Romanos 13, 8: “A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros: pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.”

    Romanos 13, 10: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”

    Gálatas 5, 14:”Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”,

    Se mal não interpreto, tudo isso quer dizer que não devemos amar a lei (incluido a lei do sábado) mas devemos amar o nosso próximo, e amando o nosso próximo é que cumprimos a lei, toda a lei (incluindo a lei do sábado).

    O que está acontecendo com essa polêmica de sábado o domingo é que os ditos “cristãos” não estão se amando, vivem criticando-se uns aos os outros, vivem querendo saber mais do que os outros. Para esses “cristãos”, vale a advertência do Novo Testamento:

    Gálatas 5, 15: “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos”.

    Não pretendo saber mais do que os outros irmãos. Só quero dizer que para um verdadeiro cristão, o amor ao próximo é a lei. Quem não ama ao seu próximo não ama a Deus, nem a Cristo nem ao Epírito Santo, nem o sábado, nem o domingo. Só ama a si mesmo.

    Também gostaria dizer que em Romanos 14, 5-6, a palavra “dia” já inclui o sábado, pois o sábado é um dia.
    Então:quem achar que o dia sábado deve ser o dia de adoração que seja por amor ao próximo (que é assim que se demonstra o amor a Deus, a Cristo), não por amor ao sábado. Quem achar que é o domingo que seja por amor ao próximo, não por amor ao domingo, etc.

    Para isso não é necessário pesquisar a história. Não devemos amar a história, mas ao nosso próximo.

    Novamente, paz, benção e amor para todos.
    Misael.

  • GERALDO
    21 de novembro de 2010

    Misael,

    Muito sábio o seu comentário, é disso que precisamos de AMOR e Deus é amor, o resto são regras e sem amor não cumpriremos as regras.

  • elis
    18 de dezembro de 2010

    Concordo plenamento irmão Misael. Você captou o Espírito das Escrituras, é isso mesmo meu irmão!!!
    Parabéns pela sua clareza e intrepidez.

  • Laerte moreira
    3 de janeiro de 2011

    Fiz uma aliança com Deus na virada do ano e prometí a Ele guardar o Sábado até o fim.
    Nós evangélicos criticamos os católicos pelo descumprimento quanto a reverência às imagens. Esquecemos que estamos desobedecendo outro mandamento: a guarda do sábado.
    Louvo ao senhor porque Ele revelou-me essa verdade!…
    03-01-2011

  • humberto
    28 de junho de 2011

    Muito bom este site pois fala de um Deus de bondade.

  • Isaac
    30 de julho de 2011

    João 14:15
    Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
    O amor ao próximo é o cumprimento da lei, porque se vc ama ao próximo não vai rouba-lo ou mata-lo ou descumprir qualquer mandamento em relação a isso. O amor a Deus é o cumprimento da lei, pois se vc ama a Deus não vai adorar idolos ou ter outros deuses, ou trabalhar no dia em que Ele pediu para descançar.
    Então realmente o amor é o cumprimento da lei, sem dúvida nenhuma, agora veja uma coisa: se o amor é o cumprimento da lei o contrário disso, o ódio, seria seu descumprimento ok, então isso prova que a lei está em vigencia para ser cumprida pelo amor ou descumprida pelo ódio, e se ela está em vigência obedece-la se faz necessário, mas ela (a lei) deve ser obedecida pela ótica do amor e não da letra, pois a letra mata mas o espírito, que é onde cultivamos o amor e outros frutos, vivifica. Muitos assuntos da bíblia, especialmente o sábado e as profecias são foram escritos para todos entenderem, por isso a “polêmica”, mas os sábios entenderão (Daniel 12:10).

  • Christiane Moura
    23 de setembro de 2011

    Amar o próximo é so um dos dez mandamentos, a salvação não está segura só em amar o próximo como a ti mesmo, mas em todos os mandamentos, inclusive a guarda do sábado, que por sinal o povo de Deus vai ser muito perseguido em relação a esse dia.não entendo como as pessoas fecham os olhos para esse mandamento, a Biblia está disponível a todos que por ventura querem consultá-la.

  • Thales Thamara
    10 de novembro de 2011

    Somos salvos pela graça de Cristo, e esta verdade é a base sobre a qual repousam todas as 28 doutrinas adventistas. Porque já fomos salvos pelo sangue de Jesus, em obediência a Ele, guardamos os seus mandamentos, como Ele próprio ordenou. Isso não é legalismo. É uma prova inconteste de que a obediência é o resultado de uma vida transformada por Cristo Jesus.

  • andre cabral
    16 de abril de 2012

    O apostolo Paulo em sua Carta ao Galatas no 2:16 diz que orientar aos Cristãos de Galatas para que não se deixassem julgar pelos dias de festas, e pelos sábados. O apóstolo Paulo foi o evangelizador dos gentios e, os gentios não tinham o costume de adorar nos sábados. Sem dúvida não há no NT nenhuma determinação para mudança do sábado para o domingo. Mas, observem que após a ressureição de Cristo, esse assunto só foi tratado pelos Fariseus. O que temos é a recomendação de Paulo aos Galatas, rogando, implorando para que eles não se deixassem persuadir por causa dos dias de festa, e dos sábados.

  • Robson Silva
    22 de abril de 2012

    Meus amigos e irmãos!
    Que maravilha ver como a verdadeira liberdade nos trazida por Cristo faculta expressões de ideias como as postadas aqui.
    Ser cristão é exatamente isto; ser livre para expressar conhecimentos e partilhá-los em toda e qualquer oportunidade. Isto é edificação! Parabéns a todos! Não vejo dificuldade alguma com o aceitar com Cristo os Seus 10 mandamentos (João 14:15 e 15:10). Quando compreendi a verdade e a necessidade de gradar o Sábado, isto aconteceu depois de estudo da Bíblia e com uma pergunta que fiz a mim mesmo: Robin; se os outros 9 mandamentos (princípios)do decálogo não foram abolidos, por que seria abolida apenas a guarda do Sábado? A ficha caiu e tomei minha decisão. Cuidado com o engano! Muitos só compreenderão esta questão apenas quando vier, e não está muito longe, a “obrigatoriedade da guarda do domingo por lei do Estado em apoio ao “soberano” interesse da “Igreja Romana”. Basta acompanhar o movimento ecumenista desde 1978 até agora em torno de evidenciar cada vez mais a santificação do domingo – Obrigado pelo espaço para minha postagem – O AMOR é a maior ciência do cristianismo verdadeiro; portanto, ninguém crie rivalidade com o outro por causa de compreensões diferenciadas, porque a vereda do justo é como a luz da aurora…ver Provérbios 4:18 – Amém – Robin. Contato: robin_1948@hotmail.com

  • José Neto
    31 de agosto de 2012

    Cristo não aboliu nenhum dos mandamentos do Decálogo. A verdade é que os inimigos do sábado desprezaram o mandamento de Deus para guardar as tradições de homens. Em nenhuma parte da Bíblia Deus manda guardar o domingo,nem Jesus fala nada sobre esse dia. Veja agora a comparaçao do falso com o verdadeiro: diz o original: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Exôdo 20,8. Agora,observe o adulterado pelo homem: Guardarás domingos e festas.

Deixe um comentário


subir ao topo